Cultura

Projeto “Aquisições” tem nova edição em 2022

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Tiago_Madaleno_Um_Jardim_Noite.JPG

“UM JARDIM À NOITE (II)” (2019-2020)

Tiago Madaleno

O projeto “Aquisições” tem um novo comité de seleção para 2022 e datas para a submissão de sugestões de compra direta de obras a artistas e coletivos artísticos, dando continuidade à sua missão de reativar a Coleção Municipal de Arte.

Composto por um painel independente de especialistas em arte contemporânea, o novo comité integra Melissa Rodrigues, artista, arte-educadora, curadora independente e ativista; Margarida Mendes, curadora e investigadora; e Andreia Magalhães, diretora artística do Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira, e professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Dando continuidade às duas modalidades de aquisição do programa, cabe a este comité a responsabilidade quer de acompanhamento e análise de projetos expositivos apresentados em contexto de galeria, fazendo recomendações de aquisição ao longo do ano, quer de análise e recomendação de aquisição das obras propostas diretamente por artistas e coletivos artísticos sediados na cidade.

À semelhança dos anos anteriores, o projeto “Aquisições” conta com um orçamento máximo de 100 mil euros para a aquisição de obras de arte a galerias; já a compra direta de obras a artistas e coletivos artísticos sediados no Porto, que desenvolvam trabalho no campo das artes visuais, contempla um orçamento total de 50 mil euros, e estará aberta à submissão de sugestões de aquisição entre 6 e 20 de maio.

Criada em 2018, a iniciativa integra a plataforma de apoio à arte contemporânea Pláka, coordenada pelo Departamento de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, e tem como principais objetivos valorizar e documentar a memória da prática artística da cidade, dinamizando a Coleção Municipal de Arte. Até à data, o Município do Porto adquiriu 102 novas obras de arte, 36 das quais através da modalidade de compra direta a artistas.

Mais informações sobre o projeto, incluindo todas as obras adquiridas até ao momento, podem ser conhecidas no site da plataforma Pláka.