Cultura

Projeto Aquisições regressa com nova edição e orçamento reforçado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Dando continuidade à sua missão de reativar a Coleção Municipal de Arte, a nova edição do Aquisições conta com um reforço de 50 mil euros no orçamento total para a compra de obras de arte contemporânea.

Em 2023, e à semelhança de outros projetos que integram a plataforma de apoio à arte contemporânea do Município do Porto, também o Aquisições contará com um reforço de orçamento.

O orçamento total passa a ser de 125 mil euros para a aquisição de obras de arte a galerias (mais 25 mil euros em relação aos últimos anos) e de 75 mil euros para a compra direta de obras a artistas e coletivos (mais 25 mil euros em relação aos últimos anos).

O comité de seleção para esta edição é composto pelo artista Mauro Cerqueira, pelo colecionador de arte contemporânea Pedro Álvares Ribeiro e pelo historiador de arte e curador Pedro de Llano.

Criado em 2018, o projeto tem como principais objetivos valorizar e documentar a memória da prática artística da cidade, dinamizando a Coleção Municipal de Arte. Até à data, foram adquiridas 144 obras de arte, 54 das quais através da modalidade de compra direta a artistas.

No início deste ano, a Galeria Municipal do Porto acolheu a primeira exposição resultante do projeto, intitulada “Derivas e Criaturas — Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte”, que ocupou os dois pisos do espaço com mais de trinta obras adquiridas na edição do ano passado.

Mais informações sobre o projeto, incluindo todas as obras adquiridas até ao momento, podem ser conhecidas no site da plataforma Pláka.