Cultura

Projeto “Aquisições” apresenta comité de seleção para 2021

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Silvestre_Pestana_Biovirtual_body_performance_1982_2019.JPG

Silvestre Pestana

O projeto "Aquisições" já tem um novo comité de seleção para 2021 e datas para a submissão de sugestões de compra direta de obras a artistas e coletivos artísticos, dando continuidade à sua missão de reativar a Coleção Municipal de Arte.

Composto por um painel independente de especialistas em arte contemporânea, o novo comité integra Eduarda Neves, curadora, professora e diretora da Escola Superior Artística do Porto; João Sousa Cardoso, encenador, professor universitário e atual consultor do Museu da Cidade do Porto; e Pedro de Llano, historiador de arte, curador e professor do Departamento de História da Arte da Universidade de Santiago de Compostela. Dando continuidade às duas modalidades de aquisição implementadas em 2020, cabe a este comité a responsabilidade quer de acompanhamento e análise de projetos expositivos apresentados em contexto de galeria, fazendo recomendações de aquisição ao longo do ano, quer de seleção das obras submetidas para compra direta a artistas e coletivos artísticos sediados na cidade.

Nesta que é a sua quarta edição, à semelhança dos anos anteriores, o projeto “Aquisições” conta com um orçamento máximo de 100 mil euros para a aquisição de obras de arte a galerias, estando previstos dois momentos para recomendação de compra, durante os meses de julho e outubro. Já a compra direta de obras a artistas e coletivos artísticos, em 2021, contempla um orçamento total de 50 mil euros (um aumento de 15 mil euros em relação a 2020), e está aberta à submissão de sugestões de aquisição entre 1 e 15 de abril.

Criada em 2018, a iniciativa integra a plataforma de apoio à arte contemporânea Pláka, coordenada pelo departamento de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora — Cultura e Desporto do Porto, e tem como principais objetivos valorizar e documentar a memória da prática artística da cidade, dinamizando a Coleção Municipal de Arte. Até à data, o Município do Porto adquiriu 65 novas obras de arte, 21 das quais através da modalidade de compra direta a artistas.

Mais informações sobre o projeto, incluindo todas as obras adquiridas até ao momento, podem ser conhecidas no site da plataforma Pláka.