Ambiente

Projeto ajuda a capacitar jovens na promoção de empregos verdes e negócios sustentáveis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um grupo de jovens oriundos de cinco países europeus - Eslovénia, Turquia, Áustria, Itália, Espanha - e Portugal, reuniu-se no Porto, no âmbito do projeto CARE – Connect to Nature. A organização não-governamental Right Challenge, sedeada na cidade, acolheu a iniciativa, que se realizou no final de janeiro, e à qual se associou o Município do Porto.

Durante cinco dias, foram proporcionadas ao grupo de jovens aprendizagens, ensino e ações de formação para oportunidades de “green jobs”, bem como para adquirirem competências para iniciar atividades associadas ao empreendedorismo sustentável.

O Município do Porto, através do Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental, deu a conhecer as metas climáticas da cidade e o conjunto de medidas que tem vindo a implementar rumo à neutralidade carbónica e à adaptação da cidade às alterações climáticas.

No final do programa, o grupo adquiriu uma maior consciência das tendências, atividades e mudanças na economia sustentável, e mais informação sobre o papel que podem assumir como atores da mudança sustentável, de forma a contribuírem para a sustentabilidade ao nível ambiental, social e económico.

O CARE é um projeto financiado por Erasmus+ KA2 e tem como objetivo promover o emprego dos jovens no negócio sustentável, através da formação como empresários eco-alfabetizados e ambientalmente responsáveis para que possam encontrar empregos sustentáveis.

A organização Right Challenge visa a promoção da educação e formação profissional como meio de inclusão social e igualdade de oportunidades.