Ambiente

Programas do Ambiente transmitem conhecimentos sobre espécies animais

  • Notícia

    Notícia

#DR_ourico.jpg

Os programas produzidos pelos serviços municipais do Ambiente apresentam novos episódios no YouTube. Os mais recentes pretendem transmitir, a pequenos e graúdos, alguns conhecimentos acerca das abelhas e do ouriço-cacheiro.

A iniciativa continua a levar até todas as casas episódios virtuais de Educação Ambiental, revelando diversas curiosidades acerca da biodiversidade.

Nos últimos dois episódios do programa "De Binóculos no Sofá", o espectador é levado a descobrir algumas particularidades de duas espécies fortemente presentes no nosso ecossistema.

No penúltimo vídeo lançado no canal de Youtube do Portal de Notícias Porto., a equipa do Ambiente dá a conhecer, de forma mais aprofundada, a abelha, um inseto herbívoro essencial para o planeta Terra, conhecido por ser extremamente trabalhador e desempenhar um importante papel na polinização.

Estes animais sociais, compostos pela rainha, o zangão ou a abelha operária, estão integrados em enxames hierárquicos e são responsáveis por zelar pelo normal funcionamento da sua colónia.

Quando adquirem mais experiência, os insetos caracterizados pelas suas listras amarelas e pretas, saem para recolher néctar, pólen e própolis das plantas e flores.

Já no episódio seguinte da mesma série, a equipa municipal apresenta o ouriço-cacheiro, a espécie mais comum do tipo e também a mais presente no país. Este animal, com mais de 15 milhões de anos de existência, reúne um total de 16 espécies.

Sendo o único mamífero insetívoro com o corpo coberto por cerca de 6.000 espinhos feitos de queratina, o pequeno animal usa essa particularidade em seu proveito para proteger-se em situações de ameaça. Assista ao vídeo completo AQUI e aprenda um pouco mais acerca desta espécie exótica.

O projeto de programas virtuais resulta do trabalho de uma vasta equipa de técnicos que, durante o período mais crítico da pandemia, se viu impedido de manter o contacto direto com o público, a maior parte dele jovem, e que chega ao centro de Educação Ambiental do Porto através das visitas escolares.

Para descobrir os restantes programas virtuais lançados ao longo dos últimos meses, siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.