Ambiente

Programas do ambiente transmitem conhecimentos e contam histórias

  • Notícia

    Notícia

#fib_folha_cor_outono.jpg

Filipa Brito

A equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto continua a presentear os portuenses, semanalmente, com novos episódios de séries ambientais, que transmitem dicas úteis, histórias e conhecimentos sobre a vasta biodiversidade que nos rodeia.

No mais recente episódio do novo programa “Ambiente Descomplicado”, disponível no canal de Youtube do “Porto.”, ficamos a saber o motivo pelo qual as folhas mudam de cor durante esta época do ano. No outono, é já habitual assistirmos à mudança de cor das folhas, que passam da tonalidade verde, característica da primavera e verão, para os tons de amarelo, laranja e castanho, até que se soltam dos ramos das árvores.

Embora não seja visível a olho nu, todas essas cores já se encontram presentes nas folhas, mas apenas na estação outonal é que o verde deixa de ser a cor dominante e os outros tons ganham visibilidade.

Se ficou curioso e quer saber mais sobre o processo que desencadeia esta transformação química e até fazer uma experiência em casa com os mais pequenos, assista aqui ao episódio completo.

Ainda no mais recente episódio da série “Histórias com ambiente dentro”, é apresentado mais um conto retirado da estante das árvores.

“Jaime e as bulotas” é um livro escrito por Tim Bowley e ilustrado por Inés Vilpi, que nos conta a história de Jaime, um menino que plantou uma bolota na terra para que esta se pudesse transformar numa árvore.

Mas enquanto aguarda que os seus rebentos cresçam, vão acontecendo diversas peripécias, que acabam sempre por fazer com que estes não consigam singrar. No final, a bolota transforma-se num bonito carvalho, que passa a albergar muitas aves nos seus ramos e que, graças aos frutos que dele caem, permite dar vida a muitas outras árvores.

De uma forma didática, a história procura dar a conhecer a origem da bolota, um fruto produzido pelo carvalho, bem como as diferentes espécies de árvores existentes, abordando o crescimento, o envelhecimento e a importância de preservar a natureza.

Lançados pela equipa municipal de Educação Ambiental durante a época de confinamento, estes episódios alargaram-se para continuar a partilhar o conhecimento destes profissionais e manterem ativo o contacto com milhares de pessoas.

Para descobrir os restantes programas lançados ao longo dos últimos meses, siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.