Cultura

Programação semestral do Teatro Nacional São João com novidades e estreias de novos espetáculos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_100_anos_TNSJ_06.JPG

Miguel Nogueira

A programação do Teatro Nacional São João (TNSJ) arrancou, este ano, com "Odisseia Nacional", do Teatro Nacional D. Maria II, assinalando também o regresso ao Porto dos Artistas Unidos, com "Vida de Artistas", a última encenação de Jorge Silva Melo, e a mostra de espetáculos internacionais Finisterra, a partir de dias 27 e 28 com "Iphigénie", de Tiago Rodrigues (que regressa em julho).

Todos estes espetáculos fazem parte da programação do teatro nacional para o semestre, por sinal bastante preenchido. Assim, até 25 de fevereiro, o TNSJ e o Teatro Carlos Alberto vão acolher "Decalogue of Anxiety", de Margarita Mladenova e Ivan Dobchev, a homenagem a Samuel Beckett, "Prometheus ‘22", de Gábor Tompa, que volta ao Porto, "Focs/Vatre", de Carme Portaceli, e "Iokasté", de Lukáš Brutovský.

Já em março (entre dias 7 e 11), o Teatro Carlos Alberto acolhe a estreia de "Uma Ideia de Justiça", de Isabel Minhós Martins, com encenação de Joana Providência. Entre 16 de março e 2 de abril, o atual diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso, estreia "As Bruxas de Salém", de Arthur Miller. Curiosamente, o anterior diretor artístico, Nuno Carinhas, regressa ao palco do Carlos Alberto, entre 13 e 23 de abril, com "A Última Gravação de Krapp", de Samuel Beckett.

Um outro ex-diretor artístico do teatro nacional localizado no Porto, Ricardo Pais, faz um novo regresso ao palco com "Longa Jornada para a Noite", de Eugene O’Neill, numa tradução de Luísa Costa Gomes, entre 20 de abril e 7 de maio.

Para maio está previsto mais uma edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), seguindo-se, em junho, "Vânia", de Luís Mestre, "Uma Outra Bela Adormecida", de Beatriz Brás, e "José, O Pai", de Elmano Sancho, bem como "Teoria das Três Idades", de Sara Barros Leitão, nos 70 anos do Teatro Experimental do Porto. Ainda nesse mês, o "São João" recebe "Suécia", numa estreia de Pedro Mexia enquanto dramaturgo, com encenação de Nuno Cardoso. A peça fica em cena de 8 a 25 de junho.

Pode ver a programação completa para o semestre, no TNSJ, aqui.