Cultura

Programação musical do Museu da Cidade amplia o espírito romântico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

jp_museu_cidade.png

João Pereira

A nova temporada do Museu da Cidade volta a propor ciclos musicais que refletem diferentes momentos do espírito romântico. De setembro a dezembro, o Museu da Cidade dá a ouvir compositores e intérpretes nacionais e internacionais de renome, apontando o jardim que envolve a Casa Marta Ortigão Sampaio e a Extensão do Romantismo como lugares centrais para apresentações deste movimento.

Já neste domingo, 25 de setembro, às 16 horas, a Casa Marta Ortigão Sampaio acolhe o Ensemble de Professores da Escola de Música Guilhermina Suggia, num recital comentado que evocará os 100 anos da morte de Aurélia de Souza. No jardim circundante da casa poderá escutar-se um conjunto de obras que convocam a artista portuense ou compositores que com ela se podem ter cruzado. Este recital tem entrada gratuita.

No mês de outubro, a Extensão do Romantismo, câmara de ressonância sonora do Museu da Cidade, comemorará Johannes Brahms, autor alemão canónico do período romântico. O ciclo Constelação Brahms, sob direção artística do maestro Osvaldo Ferreira e interpretação da Orquestra Filarmónica Portuguesa, apresentará cinco recitais e um concerto dedicados à obra de câmara mais significativa do compositor. Todos os sábados de outubro, às 17h30, mais de uma dezena de músicos apresentarão um repertório eclético, testemunho do estilo e poética diferenciadora do autor, em estreito diálogo com criações de outros compositores que marcaram o espírito romântico da sua época. O ponto de partida do ciclo assinala o Dia Mundial da Música, culminando no último domingo de outubro, no terreiro da Extensão do Romantismo, com um concerto de orquestra com entrada gratuita.

No decorrer da programação musical, ao longo do mês de novembro e na primeira quinzena de dezembro, a Extensão do Romantismo retoma a programação desenhada pela pianista e investigadora Sofia Lourenço, com o ciclo “O Som e a Palavra aos Jovens Pianistas”.

Aos sábados às 17h30, o piano Franz Arnold, que pertenceu a Guilhermina Suggia (adquirido pela autarquia em 2017), desvelará seis solos de pianistas portugueses contemporâneos. As sessões serão seguidas de conversas abertas com os intérpretes.

As entradas dos recitais variam entre entrada gratuita e o preço de quatro euros e encontram-se disponíveis na bilheteira online do Museu da Cidade.