Cultura

Programação de verão do Museu e Bibliotecas do Porto já se encontra disponível

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_agenda_jul_set_2023_museu_bibliotecas_porto.JPG

Filipa Brito

Já saiu a agenda do Museu e Bibliotecas do Porto que anuncia a programação para os meses de verão: julho, agosto e setembro.

O Museu e as Bibliotecas franqueiam as suas portas a dois gigantes da cultura portuguesa e portuense: Guerra Junqueiro e Fernando Távora, de modo a assinalar o centenário da morte do poeta e o centenário do nascimento do arquiteto, ambos em 2023.

Entre as variadíssimas propostas, destaque para a abertura a 24 de agosto, da antiga Casa da Câmara (conhecida também como "Casa dos 24"), reconstruída em 2002 por Fernando Távora, para uma exposição sobre o arquiteto.

Em setembro, é apresentado ao público o projeto de renovação expositiva do Museu Guerra Junqueiro, no qual a figura caleidoscópica do poeta, político, colecionador, agricultor adquirirá uma presença efetiva.

O trimestre trará, ainda, uma exposição inédita sobre a história que ligou (e liga ainda) o poeta e jornalista Manuel António Pina (falecido em 2012) ao também jornalista e historiador, Germano Silva. A exposição estará integrada na Feira do Livro do Porto, que prestará tributo ao poeta e irá decorrer, como habitual, nos Jardins do Palácio de Cristal, de 25 de agosto a 10 de setembro.

Pelo meio há uma infinidade de atividades culturais e de diversão para os mais novos e famílias, entre casas e jardins.

A destacar também, o início de uma nova temporada do ciclo de conversas “Um Objeto e seus Discursos” que irá celebrar e obra de outro vulto centenário da cidade: Fernando Lanhas, arquiteto, artista plástico e o último diretor do Museu de Etnologia do Porto, com morada no Palácio de São João Novo.

A agenda pode ser consultada, em formato físico, em diversos espaços municipais, tais como: Museu do Romântico, Reservatório, Casa Marta Ortigão Sampaio, Palacete Viscondes de Balsemão, Museu Guerra Junqueiro, Museu do Vinho do Porto, Casa do Infante, bibliotecas municipais, Batalha Centro de Cinema, Galeria Municipal, Reitoria da Universidade do Porto, entre outros.

Também se encontra disponível em formato digital.