Cultura

Programa Shuttle apoia oito novos projetos de internacionalização

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Já são conhecidos os primeiros projetos selecionados no âmbito da edição de 2021 do programa municipal de apoio à internacionalização artística Shuttle.

Enquadrados nas quatro áreas abrangidas pelo programa, os oito projetos selecionados pelo júri – composto por Luís Albuquerque Pinho, Mara Andrade e Marta Ângela – incluem: nas Artes Visuais e Curadoria, “LEONORANA, “Environments” — CCA-NTU Singapore” de Isabel Carvalho, “Aleixo Memorabilia” de Paulo Moreira e “Bande à Part 2 — Arte, Cidade e Paisagem” de Nuno Brandão, cuja proposta se inscreve também na área da Tradução e Criação Literária e Ensaística, na qual será ainda apoiado o projeto “Venus flytrap - uma re-investida” de Odete. Já na área Performance e Composição Musical serão apoiados os projetos “2182 kHz” de Francisca Gonçalves, “Iterative Cast” de Gaspar Cohen e “Jonathan Saldanha | HHY | Lithium” de Jonathan Saldanha, e, nas Artes Performativas, “Pin Dor Ama: Primeira Lição” de Dori Nigro e Paulo Pinto.

Os projetos apoiados, na sequência da aprovação do Executivo Municipal, em reunião ocorrida nesta segunda-feira, foram selecionados de um total de 20 candidaturas submetidas na primeira fase de concurso do programa, que terminou no passado dia 5 de fevereiro.

Nesta que é a sua quarta edição, o Shuttle conta com um orçamento total superior ao dos anos anteriores - 75 mil euros -, estando o concurso aberto em permanência até outubro de 2021. Visando apoiar a internacionalização de projetos criados e desenvolvidos por artistas e agentes culturais sediados na cidade do Porto, através de bolsas que variam entre os 1500 e os 7500 euros, a segunda fase de candidaturas decorre até 4 de junho, seguindo-se a terceira e última fase até 1 de outubro. O regulamento e respetivos requisitos para a candidatura estão disponíveis na página do programa.

O projeto Shuttle foi criado em 2018 e já apoiou um total de 40 projetos, que podem ser consultados na plataforma Pláka.