Urbanismo

Programa Rua Direita lança dois novos concursos para requalificação de arruamentos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foram publicados em Diário da República os avisos de abertura dos concursos para as empreitadas de requalificação da Travessa de Entre Campos, situada junto ao Jardim Botânico do Porto, e das ruas da Paz e de São Paulo, junto da Rua de Júlio Dinis.

As duas intervenções são promovidas pela empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto, no âmbito do programa Rua Direita. No caso da requalificação da Travessa de Entre Campos estão igualmente contempladas as ruas Professor José Valente e Professor Henrique David.

O principal objetivo desta requalificação é uniformizar os arruamentos e vias de circulação, melhorando as condições de segurança, pensando na circulação de peões e automóveis. O projeto prevê ainda disciplinar os lugares definidos para estacionamento e a plantação de novas árvores e áreas ajardinadas com rede de rega.

A empreitada inclui ainda intervenções ao nível infraestrutural, na rede pública de águas residuais domésticas e de recolha de águas pluviais, bem como telecomunicações e iluminação pública, que ficará dotada de tecnologia LED. A zona em causa passará ainda a ter dois pontos de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos, enterrados, e de papeleiras.

O aviso está publicado na plataforma www.acingov.pt e o prazo para apresentação de propostas decorre até 16 de dezembro de 2022. No aviso está definido o preço base no valor de 1.066.500 euros.

Ruas da Paz e de São Paulo

No caso das ruas da Paz e de São Paulo, junto da Rua de Júlio Dinis, o prazo para apresentação de propostas decorre até 4 de dezembro de 2022. A informação, bem como todas as peças concursais, estão disponíveis em www.acingov.pt e o valor base é de 704.415,60 euros.

Com esta intervenção procura-se ajustar estas duas artérias à realidade da sua evolução ao longo dos anos, adotando soluções promotoras de igualdade na prioridade conferida a peões, ciclistas e automóveis. Um dos grandes objetivos é aumentar o número de espaços para fruição pelas pessoas, criando condições para potenciar a interação social, numa lógica de criação de pequenos largos.

O "Rua Direita" tem por objetivo a reabilitação profunda da rede fina de arruamentos e espaços públicos da cidade, que, durante décadas, não receberam qualquer intervenção.