Sociedade

Programa Rua Direita continua com novas intervenções na Rua de Vila Nova e Travessa da Costibela

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_rua_vila_nova_03.jpg

Porto.

Começa nesta quarta-feira mais uma intervenção no âmbito do programa Rua Direita, iniciativa cujo objetivo passa pela reabilitação de arruamentos da malha fina da cidade, dispersos por várias freguesias e correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou ruas degradadas em tecido consolidado.

Hoje arranca no terreno a requalificação da Rua de Vila Nova (troço poente) e da Travessa da Costibela, realizada pelo Município do Porto, através da empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto. A empreitada visa, em termos gerais, a repavimentação da Rua de Vila Nova (poente) e nova pavimentação da Travessa da Costibela, garantindo-se a pavimentação da ligação pedonal existente entre os dois tramos atuais.

Além destes trabalhos, serão também executadas redes de abastecimento de água, de saneamento, de águas pluviais e de tubagem de telecomunicações, bem como a remodelação da rede de iluminação pública existente. A duração global prevista é de 300 dias, ou seja, a intervenção tem conclusão estimada para maio de 2022.

O troço nascente da Rua de Vila Nova foi o primeiro a ser intervencionado no âmbito do programa Rua Direita. Os trabalhos começaram em setembro de 2020.

As obras vão implicar alguns constrangimentos à circulação e ao estacionamento, nomeadamente a proibição de trânsito e de estacionamento, em ambos os lados da Rua de Vila Nova, no troço compreendido entre os números 624 e 1071; a proibição de estacionamento no lado oposto ao número 572 da Rua de Vila Nova; e a proibição de trânsito na Travessa da Costibela. Estão asseguradas a acessibilidade pedonal, as operações de cargas e descargas e os acessos às garagens, bem como todas as situações de emergência.

Informações detalhadas sobre os condicionamentos e todo o andamento da obra estão disponíveis em www.goporto.pt ou através da Linha da Obra 228 339 303.

Através do programa Rua Direita, apresentado em 2018, a Câmara do Porto propõe-se intervir em 88 arruamentos da cidade, correspondendo as requalificações planeadas a quase 15 quilómetros de vias. O investimento total em projetos e empreitadas está estimado em 21,3 milhões de euros.