Sociedade

Programa Porto de Tradição submete a consulta pública mais dois estabelecimentos

  • Notícia

    Notícia

#fib_casa_natal.jpg

Filipa Brito

A Casa Natal, mercearia centenária, das mais antigas da cidade do Porto ainda em atividade no setor, e a Fausto & Almeida, empresa de material elétrico, podem vir a obter a proteção do programa municipal Porto de Tradição, após o período de consulta pública.

O início da consulta pública para o reconhecimento como lojas históricas destes dois estabelecimentos, por um período de 20 dias, foi aprovado por unanimidade, na reunião de Câmara desta segunda-feira, na sequência de uma proposta assinada pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente.

Localizada na Rua de Fernandes Tomás, a Casa Natal é uma mercearia centenária, das mais antigas da cidade do Porto ainda em atividade no setor. “Fundada no ano de 1900, a Casa Natal assume-se como uma referência no comércio da cidade pela variedade da sua seleção de produtos”, destacando-se “o bacalhau, os frutos secos, as conservas, as especiarias e a ampla e variada garrafeira”.

Já a Fausto & Almeida é uma empresa direcionada ao comércio de importação e exportação de material elétrico. Localizada na Rua do Almada, esta casa desenvolve a sua atividade comercial desde 1938.

A lista de estabelecimentos integrantes do programa Porto de Tradição tem atualmente associados 90 nomes, aos quais se juntam ainda quatro entidades. Em 2020 foram aprovados 14 novos reconhecimentos.

O programa Porto de Tradição enquadra-se na prioridade dada pelo Município à proteção dos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social da cidade do Porto.

Instituído em 2016, o programa Porto de Tradição passou em 2019 a contar adicionalmente com um Fundo Municipal de Apoio, dotado de 525 mil euros para as lojas e entidades reconhecidas pela iniciativa. Este montante foi renovado para 2021, com verbas que provêm exclusivamente do orçamento da autarquia.