Cultura

Programa ping! da Galeria Municipal do Porto reflete a "Encenação do Império Colonial” de 17 a 19 de junho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Visoes_Imperio_2020_Joana_Pontes_01.JPG

Visões do Império” (2020), Joana Pontes

O terceiro e último momento do eixo "Um Elefante no Palácio de Cristal", desenhado pelos curadores Alexandra Balona, Melissa Rodrigues e Nuno Coelho, com a participação do InterStruct Collective, acontece já na próxima semana, com um debate, dois workshops e uma sessão de cinema.

Em Encenação do Império Colonial”, realizar-se-á uma análise histórico-política daPrimeira Exposição Colonial Portuguesa”, e de outras exposições coloniais, e das suas reminiscências na memória coletiva e no espaço urbano atuais.

O programa terá início na próxima quinta-feira, dia 17 de junho, pelas 19 horas, com um debate entre Bruno Sena Martins, investigador do CES — Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (onde cocoordena o programa de doutoramento Human Rights in Contemporary Societies) e Patrícia Ferraz Matos, antropóloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com moderação de Alexandra Balona, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e curadora independente.

No dia seguinte, sexta-feira, dia 18, entre as 14 e as 18 horas, a designer e investigadora Bárbara Neves Alves conduzirá um workshop centrado no “Monumento ao Esforço Colonizador Português”, onde se explorarão diferentes abordagens que estimulem a reinscrição do monumento no debate público e no espaço da cidade. No mesmo dia, mas às 19 horas, será exibido "Visões do Império", filme de Joana Gomes sobre o modo como o império português e a sua história foram imaginados, documentados e publicitados a partir do registo fotográfico.

No sábado, dia 19, entre as 10 e as 13 horas, decorrerá o terceiro momento proposto pelos Interstruct Collective, - Atlas III, workshop e percurso pelos jardins -, projeto que atravessou os três subtemas do programa. Na atividade, será desenhada uma cartografia relacional entre imagens, palavras e conceitos referentes à “Primeira Exposição Colonial Portuguesa” e ao seu legado.

As atividades, gratuitas e abertas ao público em geral, têm lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. É obrigatório o levantamento de bilhete no próprio dia (no máximo dois por pessoa), a partir das 10 horas e até 15 minutos antes do início de cada evento. É possível a reserva antecipada de um lugar, através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt. No caso do workshop, é necessária a inscrição prévia. A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição, através do mesmo email.

Todas as informações sobre o ping! e as suas atividades podem ser consultadas no website da Galeria Municipal do Porto, onde está disponível a agenda do programa.