Cultura

Programa ping! apresenta reflexões sobre um passado colonial a partir de 13 de maio

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_GMP_Ping_01.JPG

Renato Cruz Santos

O Programa de Incursão à Galeria (ping!), organizado pela Galeria Municipal do Porto, inicia o seu segundo eixo programático com uma conferência, conversa, workshop e percurso. A partir de 13 de maio.

O eixo “Um Elefante no Palácio de Cristal” propõe revisitar a “Primeira Exposição Colonial Portuguesa” que se realizou em 1934 nos Jardins do Palácio de Cristal e que teve como mascote o elefante, servindo de ponto de partida para uma reflexão multidisciplinar em torno das suas implicações na atualidade, à luz do debate pós-colonial.

Desenhado pelos curadores Alexandra Balona, Melissa Rodrigues e Nuno Coelho, com a participação de InterStruct Collective, o projeto divide-se em três temas que serão apresentados em três momentos – “Ética do Olhar e da Representação”, “Colonialismo, Capitalismo e Religião” e “Encenação do Império Colonial”.

O primeiro momento arranca já na próxima semana, quinta-feira, 13 de maio pelas 19 horas, e contará com uma conferência da investigadora, linguista e antropóloga no Royal Museum for Central Africa Bambi Ceuppens, com moderação de Nuno Coelho. No dia seguinte, 14 de maio à mesma hora, acontecerá uma sessão de visionamento, análise e debate de excertos de filmes documentais com a atriz e encenadora Ana Cristina Pereira. No sábado, dia 15 entre as 10 e as 13 horas, o Interstruct Collective propôe “Atlas I”, um workshop e percurso pelos jardins do Palácio, – uma proposta em várias etapas, transversal a todo o programa.

Já os temas “Colonialismo, Capitalismo e Religião” e “Encenação do Império Colonial” serão apresentados, respetivamente nos dias 27, 28 e 29 de maio e 17, 18 e 19 de junho.

As atividades são gratuitas, abertas ao público em geral e realizar-se-ão no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. É obrigatório o levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa) no próprio dia, a partir das 10 horas e até 15 minutos antes do início do evento, sendo possível a reserva antecipada de lugar através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt. A participação no “Atlas I” requer registo prévio e a seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição, através do mesmo e-mail.

Todas as informações sobre o ping! e as suas atividades podem ser consultadas no website da Galeria Municipal do Porto na agenda ping! on-line.