Cultura

Programa O Porto é Lindo! leva seniores em visita turística ao Palácio da Bolsa

  • Notícia

    Notícia

Um grupo de cidadãos com mais de 65 anos visitou hoje de manhã o Palácio da Bolsa. E um novo grupo poderá ter a mesma experiência já no dia 28, estando para isso em curso o processo de inscrições até à próxima segunda-feira, dia 26.

Organizadas no âmbito do programa "O Porto é Lindo! - Roteiros Turísticos +65", as visitas destinam-se ao público em geral com idade igual ou superior a 65 anos, residente na cidade do Porto.

Uma vez por mês, este projeto municipal de valorização dos tempos livres, dirigido aos seniores das instituições particulares de solidariedade Social (IPSS) do Porto, abre-se aos cidadãos seniores em geral, proporcionando aos participantes experiências de grande interesse e enriquecimento cultural, mas também de socialização e de cidadania, através da realização de visitas guiadas pelo património da cidade.

A participação na visita é gratuita, mas requer inscrição prévia para o email dmcs@cm-porto.pt. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada do pedido de inscrição.

Inserido no roteiro "Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais", o Palácio da Bolsa, sede e propriedade da Associação Comercial do Porto, é um edifício com uma mistura de estilos arquitetónicos que apresenta em todo o seu esplendor traços do neoclássico oitocentista, arquitetura toscana, assim como o neo-paladiano inglês. O edifício começou a ser construído a 6 de outubro de 1842, data solene de colocação da primeira pedra, e ao longo de quase 70 anos da sua construção contou com seis arquitetos principais, dezenas de mestres entalhadores, estucadores, pintores, douradores, pedreiros e centenas de operários.

Iniciado em janeiro, o programa "O Porto é Lindo!", numa primeira fase dirigido a comunidades de instituições, passou a partir de março a apresentar propostas de roteiros turísticos aos cidadãos seniores da cidade em geral, que podem inscrever-se individualmente.

Para mais informações, deve ser contactado o Departamento Municipal de Coesão Social através do número de telefone 225 899 260.

Dados requeridos para inscrição: nome completo, idade, endereço de correio eletrónico, número de telefone, zona de residência.

Entretanto, é necessário preencher a minuta em anexo, dando consentimento para o tratamento de dados pessoais. Depois de preenchida com o nome e a assinatura, a minuta deve ser enviada por correio eletrónico para dmcs@cm-porto.pt, juntamente com a inscrição na iniciativa.