Turismo

Programa "O Porto é Lindo" leva mais 40 seniores aos Paços do Concelho

  • Notícia

    Notícia

#fib_O_Porto_e_Lindo_07.jpg

Filipa Brito

A segunda visita do programa municipal "O Porto é lindo! - Roteiros Turísticos +65", lançado na semana passada, está marcada para esta quarta-feira. No seu âmbito, o edifício dos Paços do Concelho volta a receber um grupo de seniores, cerca de 40, desta vez provenientes do Centro Social e Paroquial do Amial e do Senhor do Bonfim - Associação de Solidariedade Social.

"O Porto é lindo! - Roteiros Turísticos +65" traduz-se na realização de visitas guiadas a espaços emblemáticos da cidade. Dirigido a pessoas com mais de 65 anos, o programa tem como objetivo proporcionar tempos livres de qualidade, tornando-se o património do Porto - móvel, imóvel, cultural e sacro - na ferramenta de enriquecimento e de fortalecimento do espírito de cidadania.

Para o arranque do projeto foram considerados 17 equipamentos da cidade, agrupados em quatro percursos temáticos: Igrejas com história e com estórias; Novos equipamentos marcantes na cidade; Equipamentos Paisagísticos e Ambientais e Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais. O edifício dos Paços do Concelho integra este último percurso, que é ainda composto pelo Palácio da Bolsa, a Casa do Infante, o Museu do Carro Elétrico da Cidade do Porto e a Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Conforme disse na apresentação da iniciativa o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, tudo aponta para a inclusão, ao longo do tempo, de novos equipamentos no programa de visitas, dado o interesse manifestado por entidades donas de espaços com interesse patrimonial e cultural.