Sociedade

Programa "O Porto é Lindo!" convida seniores a visitar Museu e Igreja da Misericórdia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_o_porto_e_lindo_2023_10.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O programa municipal "O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65" prossegue com as visitas para seniores, desta vez ao Museu e Igreja da Misericórdia (MMIPO). Esta iniciativa está marcada para o dia 27, pelas 15 horas.

A participação do público em geral, com idade igual ou superior a 65 anos, residente na cidade do Porto, é gratuita, com necessidade de inscrição prévia, devendo a mesma ser efetuada até dia 25. As inscrições são limitadas e serão consideradas por ordem de chegada.

Uma vez por mês, este projeto municipal de valorização dos tempos livres, dirigido aos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Porto, abre-se aos cidadãos seniores em geral, proporcionando aos participantes, através da realização de visitas guiadas pelo património da cidade, experiências de interesse e enriquecimento cultural, mas também de socialização e de cidadania.

Em plena Rua das Flores

Inserido no roteiro "Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais", o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto encontra-se em pleno centro histórico, na Rua das Flores, no edifício que foi sede da instituição a partir de meados do século XVI até ao ano de 2013.

Ao longo dos séculos, o edifício sofreu várias alterações, sendo a mais recente a sua adaptação para funções museológicas. "O museu apresenta-se com o duplo objetivo de dar a conhecer a história da Santa Casa da Misericórdia do Porto e os seus propósitos institucionais, bem como divulgar as suas coleções de arte, através da disponibilização de um conjunto de recursos que traduzem a memória e a identidade desta organização, projetando-a para o futuro. A visita ao museu é também uma oportunidade para conhecer melhor o passado e o presente desta área da cidade. O percurso museológico integra a Igreja da Misericórdia, construção do século XVI que recebeu uma grande intervenção no século XVIII protagonizada por Nicolau Nasoni, e a Galeria dos Benfeitores, exemplar da arquitetura do ferro e vidro da cidade".

Para mais informações contactar o Departamento Municipal de Coesão Social, através do número 22 589 92 60.