Ambiente

Programa Noites de Morcegos está de volta aos jardins do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_observacao_morcegos_pasteleira_01.JPG

DR

O programa Noites de Morcegos está de volta. A primeira sessão é já no dia 8 de julho, no novo Parque Central da Asprela. Esta atividade destina-se a todos os interessados, especialmente às famílias.

A “Noite de Morcegos” é composta por seis noites, dando a conhecer, ver e ouvir os morcegos do Porto, num roteiro que levará todos os participantes aos mais importantes espaços verdes da cidade.

Há 13 anos que a equipa de Educação para a Sustentabilidade celebra o Acordo EUROBATS – Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus –, através desta iniciativa, sempre com casa cheia.

Os morcegos polinizam várias espécies de plantas, permitindo que haja fruta e florestas saudáveis. Além disso controlam as populações de insetos, potenciais destruidores de culturas agrícolas e transmissores de doenças. O convite é simples: venha com a família conhecer melhor estes seres da noite. Se nunca os ouviu ou viu no céu do Porto tem agora uma boa oportunidade para o fazer.

A “Noite de Morcegos” tem a seguinte programação:

Parque Central da Asprela I 8 de julho I 20h15
Palácio de Cristal I 15 de julho I 20h15
Parque Oriental I 22 de julho I 20h00
Parque da Pasteleira I 29 de julho I 20 horas
Parque de S. Roque I 5 de agosto I 20 horas
Parque da Cidade I 19 de agosto I 19h30

Esta atividade é realizada exclusivamente ao ar livre e tem a duração máxima de duas horas. O número máximo de participantes por sessão é de 30 pessoas (crianças incluídas). As sessões são orientadas pela bióloga Luzia Sousa.

A atividade é gratuita mas exige inscrição prévia. Para reservar o seu lugar para a sessão de 8 de julho, no Parque Central da Asprela, as inscrições abrem hoje, 1 de julho, às 21 horas. Inscreva-se aqui.

A inscrição será confirmada via e-mail e os detalhes do local exato do encontro e outra informação prática será remetida exclusivamente para os participantes pela mesma via.

Se ainda não teve oportunidade de participar nesta iniciativa e/ou quer saber mais sobre o único mamífero capaz de voar, assista aqui a um dos episódios do Programa Virtual de Educação para a Sustentabilidade, e saiba mais algumas curiosidades sobre uma das espécies de pequenos morcegos que existe na nossa cidade.

Para saber com antecedência quando abrem as inscrições para cada sessão, sugerimos que subscreva a Newsletter de Ambiente do Porto aqui.