Educação

Programa municipal de promoção da literacia avança com envolvimento dos agrupamentos de escola

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto e os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas assinaram um acordo de colaboração, tendo em vista a implementação do Programa Municipal de Promoção da Literacia. A cerimónia decorreu esta terça-feira, no pequeno auditório Teatro Rivoli, e contou com a presença do vereador da Educação, Fernando Paulo.

A Câmara Municipal é promotora do programa, que sustenta o direito das crianças e jovens a aprendizagens de qualidade e ao sucesso escolar, em linha com a política municipal de educação, com os princípios das Cidades Educadoras e da Cidade Amiga das Crianças e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: Educação de Qualidade.

"Na prática, o programa tem como objetivos apoiar o desenvolvimento de competências de linguagem, fala, leitura e escrita, através do reforço da intervenção da comunidade educativa e da criação, otimização e partilha de recursos e métodos educativos na educação pré-escolar e no ensino básico e secundário, disponibilizando os recursos humanos e materiais necessários", assinalou Fernando Paulo.

E acrescentou: "Queremos uma cidade cada vez mais inclusiva, uma escola pública de qualidade que não deixe ninguém para trás".

Previsto para 2023-2027, o Programa Municipal de Promoção da Literacia assume uma abordagem modular e evolutiva, capaz de integrar novas ações, anualmente, e de ser replicada em diversos contextos de aprendizagem, em complementaridade com o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, com o Plano Nacional de Leitura 2027 e com o Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23 Escola+.