Desporto

Programa municipal de apoio a atletas de alto rendimento com orçamento reforçado

  • Notícia

    Notícia

#mno_fib_INATEL_apresentacao_06.jpg

Filipa Brito

Em 2024, o Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo irá atribuir um valor monetário que varia entre os 500 e os seis mil euros por atleta. Em termos globais, a autarquia irá disponibilizar um total 150 mil euros, o que representa um reforço orçamental de cerca de 50% face à edição do ano anterior. Os atletas interessados deverão formalizar as candidaturas até às 23h59 do dia 15 de janeiro.

Nesta segunda edição, podem candidatar-se desportistas naturais ou residentes no concelho do Porto, não profissionais, praticantes de uma modalidade desportiva individual federada, que participem em competições nacionais e/ou internacionais, através de apuramento individual.

Este programa municipal visa potenciar e incentivar o desenvolvimento da prática desportiva, promover a formação, fomentar projetos desportivos de alto rendimento ou elevado potencial e apoiar desportistas que, pelo seu desempenho se destaquem e, consequentemente, projetem a nível nacional e internacional o nome do país e da cidade do Porto.

O processo de candidatura deverá ser efetuado mediante o preenchimento de um formulário, acompanhado da documentação exigida (conforme o regulamento), e enviado por uma de duas vias: presencialmente, na sede da empresa municipal Ágora, em dias úteis, entre as 8h30 e as 17h30 (marcação prévia a efetuar via contacto telefónico: 226 199 860); ou através do endereço de correio eletrónico patrociniodesportivo@agoraporto.pt. Qualquer pedido de esclarecimento deverá ser efetuado por escrito e enviado para o mesmo endereço.

O Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo é um apoio da Câmara do Porto, operacionalizado pela Ágora – Cultura e Desporto.

Na primeira edição, estiveram abrangidos 29 atletas em modalidades como a vela, o padel, o karaté, a natação, o boccia, o taekwondo, o atletismo, a ginástica, o skate, o ténis, o surf e a ginástica rítmica, que receberam um apoio total de 107 mil euros.