Cultura

Programa infantojuvenil da Feira do Livro inclui leituras de contos, espetáculos, oficinas e um minimercado

  • Notícia

    Notícia

#jq_programa_infanto_juvenil_feira_do_livro.jpg

A Feira do Livro do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal até ao próximo dia 13 de setembro, oferece também um vasto programa infantojuvenil, com mais de uma vintena de iniciativas, dirigidas a crianças e jovens, inclusive a bebés. Há conversas à volta de livros, leituras de contos, oficinas itinerantes, visitas performativas, workshops de ilustração, entre outras sugestões, todas elas obrigando organização e participantes ao cumprimento de rigorosas medidas preventivas. As atividades são de participação gratuita, mas com entradas limitadas, à exceção do Mini Portobelo, mercado protagonizado pelos mais novos que, no próximo fim de semana (dias 5 e 6 de setembro), se instala no Lago dos Cavalinhos.

Ao evento que mais do que uma Feira do Livro é um festival literário, distendido em 17 dias para prestar homenagem aos escritores - especialmente nesta edição às escritoras, poetas e autores lusófonos - assenta bem o epíteto da celebração de todas as artes em torno da palavra.

Para isso tem concorrido a aposta numa programação satélite, que não pode ser dissociada da organização do certame retomada pela Câmara do Porto em 2014. De edição para edição há novas propostas que se juntam, como aquela que este ano leva "Concertos de Bolso" à Casa do Roseiral ao final da tarde.

Mas igualmente na secção dedicada aos mais jovens, que já vem sendo apanágio da agenda cultural da Feira do Livro do Porto, a edição de 2020 arroja, ao apresentar um catálogo de atividades ainda mais cuidado e variado, desenhado de acordo com estímulos que podem e devem ser incentivados nestas franjas etárias, fulcrais para moldar o perfil dos adultos de amanhã.

Com o intuito de instigar as famílias a sair de casa, para com todo o conforto e segurança desfrutarem de um programa que põe em contacto bebés, crianças e adolescentes com a música, a literatura, as artes plásticas, o teatro, em suma, com a cultura, o festival literário propõe oficinas itinerantes de ilustração (a primeira acontece já amanhã, terça-feira, às 16 horas), ministradas por Bárbara Rocha, e sessões para desenvolver a criatividade na arte de brincar, dirigidas a crianças a partir dos seis anos, sob a condução de Simão Bolivar (a estreia está marcada para esta quarta-feira, dia 2 de setembro, às 16 horas).

A lotação de cada sessão é limitada, sendo necessária a inscrição prévia através do email bmp@cm-porto.pt. Nas sessões, cada criança participante tem de estar acompanhada por um adulto.

A programação infantojuvenil arrancou com o início da Feira do Livro do Porto, mas o evento tem ainda na manga mais de 20 iniciativas, sobretudo concentradas aos fins de semana. No próximo sábado e domingo, aliás, terá lugar no Lago dos Cavalinhos, a partir das 14,30 horas, o Mini Portobelo, que retoma a fórmula de um mercadinho feito de crianças e para crianças, em que os mais pequenos vendem os seus livros já lidos e brinquedos usados a preços simbólicos.

Ainda neste sábado, dia 5, há "Música para todos", na sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, dirigida a famílias com bebés entre os 18 e os 36 meses. A sessão tem início às 11 horas.
A esta proposta juntam-se outras, como aquela que gira em torno de uma conversa "À volta dos livros", sob o tema "Fungagá da Bicharada", com a autora e ilustradora Eduarda Lima, marcada para as 16 horas, no mesmo local.

Consulte todo o programa dedicado aos mais jovens no site da Feira do Livro do Porto. Diariamente, os pontos em destaque na programação são ainda divulgados na página de Facebook.

Este ano, o festival literário consegue ser ainda mais especial, não só pela programação que apresenta, como pelo facto de se realizar num contexto de pandemia, estando a entrada no recinto limitada a um máximo de 3.500 pessoas.

Aceda AQUI para mais informações sobre horários, lotação, medidas sanitárias, e para saber como solicitar bilhetes para a entrada na maioria das atividades da programação cultural.