Habitação

Programa Incentivo cede casas a jovens com carências económicas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fundacao_lar_nossa_senhora_do_livramento.jpg

DR

São denominados “Apartamentos de Autonomização” e procuram, precisamente, promover a autonomização pessoal, social e profissional de jovens estudantes, apoiados pela Fundação Lar Nossa Senhora do Livramento, na transição para a vida adulta. O Município do Porto, através da Domus Social, vai ceder casas a rapazes e raparigas com carências económicas e habitacionais significativas.

As duas habitações – um T3 e um T4 – são cedidas ao abrigo do programa Incentivo e irão permitir a estes jovens, estudantes do ensino superior, que não podem regressar às famílias, uma preparação mais ajustada à experiência autêntica de viver na cidade, sem se perder o suporte e supervisão necessários por parte da instituição de solidariedade.

Confirmando que, de outra forma, estes jovens não teriam possibilidades de encontrar soluções habitacionais no mercado livre, a cedência destas casas prende-se com a estratégia do Município de contribuir para um contexto habitacional mais inclusivo e igualitário na cidade.

A Fundação Lar Nossa Senhora do Livramento, enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, opera através de duas respostas sociais: a Casa de Acolhimento Residencial, que recebe crianças e jovens do sexo feminino entre os seis e os 25 anos, e o Jardim de Infância, que dá resposta a crianças entre os três anos e a idade de ingresso no 1.º Ciclo.

No âmbito do Acolhimento Residencial, a Fundação concentra os seus esforços na reparação de traumas e na mitigação dos efeitos de experiências adversas, com a finalidade de capacitar crianças e jovens a atingir o seu potencial e uma integração harmoniosa na comunidade.