Política

Programa Freguesias viaja até ao coração da cidade

  • Notícia

    Notícia

O sétimo e último programa Freguesias do Porto viaja até ao coração da cidade. De Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé a Miragaia, São Nicolau e Santa Maria da Vitória. A equipa de reportagem do Porto. caminhou pela história e a cultura desta união em busca da verdadeira personalidade portuense.

Na Sé, um morro fecundo de história feito fortaleza pelos seus primitivos povoadores rumamos à Catedral do Porto, mãe da Diocese, o berço a partir do qual a cidade prosperou.

A viagem continua para a terra das arcadas e das ruelas onde encontramos motivos de inspiração, a designada Cale, Miragaia e pelo museu mais antigo do país, o Museu Nacional Soares dos Reis, onde a decoração descreve as épocas.

Seguimos para a ribeirinha, castiça e tripeira de séculos, São Nicolau, a freguesia citadina que nos traz a dedicação e persistência dos mercadores portuenses evidentes no Palácio da Bolsa, um edifício construído ao longo de 70 anos.

Na virtuosa Santa Maria da Vitória encontramos algumas raridades no Palacete dos Viscondes de Balsemão. Um esplendor que se estende pelo território, não fosse Cedofeita, o local de um imponente edifício militar de vastas dimensões, o Quartel de Sto. Ovídio.

O périplo é concluído em Santo Ildefonso, onde fazemos uma visita ao interior do edifício onde muitas das decisões da cidade são tomadas, a Câmara Municipal do Porto.

Pode recordar aqui a série completa sobre as freguesias do Porto, produzida pela autarquia: Paranhos; Bonfim; União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; Ramalde; Campanhã; União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos; e por último, a União de Freguesias de Cedofeita, Sto. Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória.