Educação

Programa Faz-Te Forward capacita jovens adultos para o mercado de trabalho

Filipa Brito

Está de volta ao Porto o Faz-Te Forward, um programa que visa a empregabilidade e a inclusão socioprofissional de jovens adultos. Já na sua sétima edição, a segunda realizada na cidade, a iniciativa tem candidaturas abertas até sábado, 3 de fevereiro. 

Promovido pela TESE - Associação para o Desenvolvimento e o Laboratório de Investimento Social, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Deloitte, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Câmara do Porto, este programa de capacitação decorrerá entre os próximos meses de março e julho.

O Faz-Te Forward é um projeto sem fins lucrativos que aposta nas "soft skills", no autoconhecimento e no networking como fatores diferenciadores na transição do ensino para o mercado de trabalho, através de um programa de capacitação personalizado e intensivo que inclui formação, coaching e mentoria.

Podem candidatar-se pessoas entre os 18 e os 29 anos que tenham concluído ou estejam a concluir formação profissional ou superior, desempregados ou à procura do primeiro emprego.

Uma vez selecionado o grupo de participantes (até 30 elementos), ao longo de cinco meses será implementado um plano de ações de grupo (workshops) e sessões individuais, com profissionais qualificados.

Este programa iniciou-se em 2011, já abrangeu mais de 190 jovens ao longo de seis edições e tem para apresentar resultados muito positivos: 73% dos jovens foram integrados no mercado de trabalho. Revela-se, deste modo, a pertinência de um projeto que investe no reforço de competências transversais e comprova a importância de ferramentas práticas e novas estratégias diferenciadoras na procura de emprego.

Na 6.ª edição, a primeira no Porto - em curso até março - estão a participar 30 "Fazters" da Área Metropolitana. São jovens adultos, na maioria à procura do primeiro emprego, com formação, quer profissional quer superior, em áreas tão diversas como Engenharia, Gestão, Ciências Sociais, Línguas e Literatura ou Gestão Desportivo. Do grupo fazem também parte jovens desempregados a concluir a sua formação.

Candidaturas AQUI.

Toda a informação no website Faz-Te Forward.