Sociedade

Programa "Estamos Juntos" apresentado ao Conselho Local de Ação Social

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_apresentacao_CLASP.JPG

DR

O Programa Municipal "Estamos Juntos – Teleassistência do Município do Porto" foi, oficialmente, apresentado ao Conselho Local de Ação Social do Porto (CLASP). Uma iniciativa que visa dar uma solução integrada e gratuita à população sénior do concelho, com mais de 65 anos, e que viva em situação de isolamento social e se encontre em situação de carência humana.

Na apresentação, que decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, estiveram representadas 74 entidades públicas e privadas que integram o CLASP. Presidiram à sessão o vereador da Educação e Coesão Social, Fernando Paulo, um representante da Segurança Social e da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS-PORTO).

O vereador da Coesão Social recordou, a propósito do "Estamos Juntos", que, “por cada 100 jovens, há 228 idosos na cidade, muitos deles em situação de isolamento, pelo que este projeto é de extrema importância". "Através destes equipamentos de teleassistência ajudaremos, de forma gratuita, os munícipes mais velhos e em situação de carência económica a sentirem-se mais protegidos, seguros e mais acompanhados", acrescentou Fernando Paulo.

"Estamos Juntos" já arrancou e recebeu as primeiras candidaturas, todas provenientes de beneficiários do programa Chave de Afetos, promovido pela Santa Casa da Misericórdia. Estima-se que o novo programa municipal possa chegar a cerca de meio milhar de munícipes.

Neste âmbito, a Câmara do Porto assinou, recentemente, com a empresa municipal Domus Social e as juntas e uniões de freguesia um protocolo de colaboração, com vista a alargar o número de seniores beneficiários. Os seniores residentes no Porto, que manifestem interesse em manter uma solução de teleassistência gratuita, poderão candidatar-se ao "Estamos Juntos", de acordo com as Normas de Acesso aprovadas pelo Executivo Municipal. Para os que pretendam passar do "Chave de Afetos" para o programa municipal existe o compromisso conjunto, de ambas as entidades, em garantir a permanência contínua do serviço de teleassistência.

As candidaturas devem ser realizadas em nome do potencial beneficiário e remetidas aos serviços do Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, através do email dmcs@cm-porto.pt ou da Plataforma informática criada para o efeito.

O programa é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo e financiado pela União Europeia, através dos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, enquadrado no programa "NextGenerationEU".

Alargamento da rede de creches

Para além da apresentação do "Estamos Juntos" foram também aprovados pareceres para duas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais de creches.

O vereador da Coesão Social destacou que "as candidaturas para a criação de duas creches são fundamentais para a cidade, uma vez que a taxa de cobertura deste importante serviço para as famílias é ainda deficitária. As candidaturas demonstram a vitalidade e o dinamismo dos parceiros da Rede Social da cidade".