Educação

Programa Escolas2030 apresentado na Secundária Fontes Pereira de Melo

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O programa Escolas2030, da Fundação Aga Khan, foi apresentado, esta quarta-feira, na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo. O encontro contou com a presença do vereador da Educação da Câmara do Porto que destacou a importância da iniciativa, tendo o foco na melhoria sustentada da educação, desde a primeira infância até ao ensino secundário, concretizada com agentes educativos de 10 países. Presente, também, na iniciativa, esteve a diretora de Educação da Fundação Aga Khan, Alexandra Marques.

"A parceria que o Município do Porto firmou, recentemente, com a Fundação Aga Khan Portugal tem o propósito promover o desenvolvimento de relações de cooperação, designadamente nos domínios da intervenção e da capacitação comunitária e institucional, do trabalho com jovens, da educação e cuidado na infância, da diversidade e da igualdade de género e dos processos participativos para o planeamento e intervenção com a população sénior", sublinhou Fernando Paulo. E acrescentou que "o Porto pretende ser uma cidade de aprendizagem, de crescimento pessoal e coletivo. Uma cidade de educação".

Na perspetiva do responsável político, "só através de uma ação concertada entre todos os agentes educativos será possível criar uma comunidade e uma escola construtiva, pensante, questionadora, interventiva, que antecipe os desafios e incite a mudança social".

O Escolas2030 é um programa de investigação-ação em educação, estruturado numa abordagem longitudinal de 10 anos, que decorre entre 2020 e 2030 no Afeganistão, Brasil, Índia, Paquistão, Portugal, Quénia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda, com o objetivo de alcançar a melhoria da qualidade da educação global e local para a equidade e inclusão, contribuindo para que seja alcançado o ODS4 - Educação de qualidade.

O foco da investigação, monitorizados por parceiros científicos (no caso do Porto, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) serão os anos de transição entre os níveis de educação e ensino, nomeadamente os cinco, 10 e 15 anos.