Educação

Programa "Escola Solidária" garante refeições durante as férias de verão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_escolas_tempo_pandemia_03.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto volta a abrir as escolas do Município durante o período de férias escolares deste verão, garantindo o fornecimento de refeições aos alunos que necessitem deste serviço até ao início do novo ano letivo. Desde o final do ano letivo e até ao dia 12 de agosto, esta ação social escolar teve um total de 1 028 alunos inscritos, tendo servido 19 927 almoços e 20 885 lanches.

A iniciativa Escola Solidária garante o fornecimento de refeições em todas as pausas escolares, incluindo o período de verão e é dirigida a todas as crianças dos jardins de infância e do 1.º Ciclo do ensino básico. Este programa municipal possibilita o acesso a uma refeição nutricionalmente equilibrada, ao preço praticado durante o último ano letivo, nomeadamente: para os alunos de Escalão A, a refeição é gratuita; para os alunos do Escalão B a refeição é paga a 0,73 euros; para os alunos do Escalão C, o valor é de 1,46 euros.

No sentido de promover o bem-estar psicossocial das crianças e o apoio às respetivas famílias, a Escola Solidária é também alargada aos irmãos dos alunos que frequentam os jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo da rede pública da cidade, que tenham entre três e 10 anos, podendo usufruir deste serviço mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto.

O serviço de refeições é disponibilizado entre as 12,30 e as 13,30 horas. Por forma a evitar qualquer desperdício alimentar, os encarregados de educação terão, obrigatoriamente, de efetuar inscrição prévia junto do respetivo Agrupamento de Escolas.

Para mais esclarecimentos, devem ser contactados os serviços da Direção Municipal de Educação, através da Divisão Municipal de Gestão Escolar, utilizando os números de telefone: 222 061 751 ou 222 061 750 ou o email gestaoescolar@cm-porto.pt.