Desporto

Programa de Patrocínio a Atletas de Alta Competição duplica apoios em 2024

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_kids_challenge_etapa_1_2023_09.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A segunda edição do Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo vai apoiar 56 atletas em 2024. Um número que duplicou relativamente à primeira edição e que atesta a elevada procura deste programa municipal. O valor atribuído pela Câmara do Porto também aumentou, passando de 107 mil euros para mais de 200 mil euros.

O Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo, lançado pelo segundo ano consecutivo pela Câmara do Porto, apoia 56 desportistas de diferentes modalidades, sendo que 32 deles recebem o apoio pela primeira vez, numa aposta no talento desportivo e nos atletas que levam a cidade (e o país) além-fronteiras. O programa regista, assim, um aumento relativamente a 2023, em que foram visados 29 atletas.

"É com enorme satisfação que podemos afirmar, neste ano, uma resposta mais eficaz aos muitos pedidos de apoio que temos recebido. O excelente resultado que teve a primeira edição deste programa de patrocínio levou-nos a refletir sobre a pertinência de um programa ainda mais abrangente, com apoios a mais modalidades. Tudo isto justificou a duplicação do investimento nesta segunda edição", salientou Catarina Araújo, vereadora do Desporto e Juventude da Câmara do Porto.

Dos desportos apoiados, destaque para o surgimento de novas modalidades como a motonáutica, o jiu-jitsu, o golfe, o teqball, o boxe, o xadrez e um aumento significativo do apoio ao desporto adaptado, nomeadamente nas modalidades de boccia e natação adaptada.

O aumento do orçamento representa um acréscimo de (quase) 100 por cento relativamente ao ano passado, em que a verba passou de 107 mil euros para 201.500 euros atribuídos em 2024.

"Para nós só faz sentido um Município que se preocupa com os seus atletas. E não podemos ficar de braços cruzados ao perceber o aumento exponencial de candidaturas que recebemos nesta edição. A nossa resposta só podia ser esta: a de aumentar os apoios e permitir que mais atletas possam levar a nossa cidade às melhores competições nacionais e mundiais", destacou a vereadora.

Os atletas apoiados nesta segunda edição vão ser recebidos, brevemente, nos Paços do Concelho, para uma cerimónia especial de atribuição destes apoios.

Mais informações no documento em anexo.