Sociedade

Programa de combate à pobreza infantil será alargado a Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Proinfancia.JPG

DR

Em setembro, será lançado o novo concurso que permitirá levar o Proinfância aos territórios de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. O programa promovido pela Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI e com o Município do Porto, tem como objetivo combater a pobreza infantil e a exclusão social.

A sessão de apresentação do programa às instituições da Rede Social que têm intervenção naquelas áreas contou com a presença do vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, de representantes da Fundação La Caixa e do presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Tiago Mayan.

No Porto existem, desde 2021, três redes do Proinfância, que abarcam os territórios de Ramalde, Lordelo do Ouro e Massarelos e Campanhã. O programa concretiza-se através de cinco linhas de atuação: reforço educativo, educação não formal e tempos livres, apoio educativo familiar, apoio psicoterapêutico individual e familiar e promoção da saúde.

O modelo de intervenção assenta no apoio a crianças e jovens entre os 0 e os 18 anos, em situação de pobreza ou exclusão social, para que possam ter as mesmas oportunidades que outras crianças.

O Proinfância promove a criação de um modelo de ação que incide nas dimensões sociais, educativas e de saúde das famílias que beneficiadas, fomentando o fortalecimento das suas competências, que lhes permitirá, de forma autónoma, assegurar o processo de transformação.