Educação

Programa de capacitação Power Code chega ao fim após quatro meses de formação intensiva

  • Notícia

    Notícia

#fib_devexperts.jpg

Filipa Brito

Iniciado no passado mês de julho, o programa de capacitação Power Code terminou após uma formação intensiva com a duração de quatro meses, que possibilitou aos participantes desenvolver competências de programação, contribuindo assim para a sua integração no mercado de trabalho.

Foram ao todo 16 pessoas que usufruíram do programa levado a cabo pelo Município do Porto e que permitiu aos participantes adquirir bases de código e programação, conhecimentos fulcrais para se tornarem programadores qualificados e potenciar o seu (re)ingresso profissional.

Tendo em vista a reconversão profissional de públicos desfavorecidos, especialmente jovens em situação NEET (Not in Education, Employment, or Training - nem estudam, nem trabalham) e desempregados de longa duração, o Power Code incluiu, ainda, apoio aos participantes na organização dos respetivos currículos e outros documentos de apresentação. De igual modo, deu as ferramentas para traçar perfis individualizados e assim facilitar o matching (correspondência) entre os participantes e os potenciais empregadores. Segue-se agora a fase do estágio curricular proporcionado pelo projeto.

Esta iniciativa permitiu também responder à necessidade da cidade de formar profissionais na área das Tecnologias de Informação, decorrente do aumento de ofertas de emprego nestas áreas profissionais.

Dinamizado pela Cidade das Profissões e pelo seu serviço-piloto NEET, este programa criado no âmbito do programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, no âmbito de uma candidatura da Câmara do Porto ao Programa Operacional Regional do Norte - NORTE 2020, teve ainda o propósito de promover a inclusão social e contribuir para a diminuição da pobreza e do desemprego nos territórios mais vulneráveis do concelho do Porto.