Educação

Programa de capacitação Power Code arrancou hoje com sessão de boas-vindas dirigida aos formandos

  • Notícia

    Notícia

A cerimónia de abertura do Power Code, programa de capacitação para o desenvolvimento de competências em programação informática, promovido pelo Município do Porto, no âmbito do projeto AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, decorreu esta tarde, na Casa do Infante. O vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, deu as boas-vindas aos 16 alunos inscritos com o objetivo de agarrarem uma oportunidade para a reconversão do seu futuro profissional.

Dirigido a públicos desfavorecidos, especialmente jovens em situação NEET (Not in Education, Employment, or Training, ou seja, nem estudam nem trabalham) e desempregados de longa duração, o programa Power Code vai ao encontro da grande necessidade de formar programadores na área das Tecnologias de Informação, setor onde se tem registado uma oferta de emprego crescente.

O processo de capacitação é inovador e de natureza intensiva. Durante a edição, os 16 participantes serão capacitados na utilização das bases de código e programação essenciais para se tornarem programadores qualificados e capazes de ingressar no mercado de trabalho.

O programa de capacitação inclui também o apoio aos participantes na organização dos respetivos CV, portfolios e outros documentos de apresentação e procura de emprego, sendo igualmente traçados perfis individualizados para facilitar o matching (correspondência) entre os participantes e os potenciais empregadores, conforme foi explicado aos alunos selecionados, que ficaram também hoje a conhecer a equipa docente que os acompanhará.

Adicionalmente, serão criados estágios "on the job" para os participantes, reforçando as condições para a sua rápida inserção no mercado de trabalho.

Pretende-se, desta forma, potenciar o (re)ingresso profissional de jovens em situação NEET e de desempregados de longa duração, numa área profissional onde existem necessidades reais e que apresenta um forte potencial de empregabilidade, conforme sublinhou o vereador Fernando Paulo, também responsável pelo Pelouro da Educação, na sessão que reuniu presencialmente os formandos, com respeito por todas as medidas preventivas.

Devido à implementação do plano de contingência da Covid-19, esta iniciativa vai ser adaptada para que os candidatos possam participar à distância, articulando de forma estreita com os formadores e com a equipa municipal da Cidade das Profissões.