Turismo

Programa "Confiança Porto" forma mais gestores de alojamentos turísticos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A importância da qualificação da oferta, em particular da área do alojamento turístico, foi o pressuposto para que o Município do Porto intensificasse, em 2023, a formação do Programa "Confiança Porto", com quatro sessões concluídas e abrangendo cerca de 100 participantes, gestores dos alojamentos turísticos.

Ao longo das edições foi notório o elevado interesse e participação dos participantes, que validam, desta forma, a aposta do Município do Porto na seleção de entidades formadoras credenciadas e especializadas em cada um dos módulos que integram a formação. O resultado do questionário de satisfação e o testemunho dos participantes evidenciam, por um lado, a satisfação e motivação sentida pelo grupo – "adorei a formação, foi completamente correspondida", confessa uma formanda – assim como a utilidade e o interesse na melhoria contínua dos seus negócios.

De carácter voluntário e gratuito, o objetivo da formação é apoiar os gestores a preparar os alojamentos para a obtenção do selo de reconhecimento "Confiança Porto".

Formação especializada

"O nosso propósito é que o Porto se afirme, internacionalmente, pelos elevados padrões de qualidade da sua oferta turística, de forma a captar mercados de alto valor e a aumentar a estada média, assim como as suas métricas de desempenho", defende a vereadora do Turismo e da Internacionalização.

"Nesse sentido, temos vindo, de forma consecutiva e reforçada, a apostar na formação especializada junto do setor do alojamento turístico, para distinguir e acrescentar valor ao serviço e contribuir para a qualidade da experiência turística", acrescenta Catarina Santos Cunha.

O selo "Confiança Porto"

Implementado em abril de 2021, o Programa Municipal de Reconhecimento “Confiança Porto - Alojamento Turístico” distingue alojamentos locais e empreendimentos turísticos em funcionamento no concelho, que evidenciam, no seu modelo de negócio, um conjunto de boas práticas e iniciativas, ao nível da gestão, acolhimento, serviço de limpeza, equipamentos, infraestruturas e segurança, assim como a utilização de produtos locais.

O cumprimento destes pressupostos deve representar a excelência e promoção para o desenvolvimento turístico e sustentável do Porto, particularmente nas vertentes social, ambiental e económica. Em alinhamento com a Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto foram, recentemente, introduzidos dois novos requisitos para atribuição de reconhecimento: Gestão e Qualificação de Colaboradores e Sustentabilidade/Circularidade Económica, que visam acompanhar as tendências emergentes do setor.