Cultura

Programa complementar ajuda a mergulhar no imaginário de Esgar Acelerado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_GABINETE_GRAFICO_DELIRIO_CURA_01.JPG

DR

A programação paralela da exposição “Delírio e Cura”, patente no Gabinete Gráfico — espaço da rede do Museu do Porto situado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett —, oferece um conjunto de visitas temáticas e uma oficina com o artista, sempre aos sábados. A participação em todas as atividades é gratuita.

A exposição apresenta uma amostra do portefólio de Mr. Esgar, o alter ego de Arnaldo Pedro, ou ainda de Esgar Acelerado, designer, ilustrador e professor de artes. É, atualmente, um dos ilustradores mais respeitados na cena urbana artística underground portuense.

A primeira visita decorre já às 11h00 deste sábado, 1 de julho, e contará com Esgar Acelerado e Paula Guerra, professora de Sociologia na Universidade do Porto, fundadora/coordenadora da Kismif Conference e curadora, em conjunto com Rita Roque, da exposição.

Na segunda destas visitas, Esgar Acelerado terá a companhia do ilustrador Rui Ricardo, na sessão que se realiza às 11h00, de 8 de julho.

Para as 15h00 de sábado, 15 de julho, está agendada a visita com Themoteo Suspiro, músico que dirige, a meias com Esgar Acelerado, a editora discográfica Chaputa! Records.

A programação paralela inclui ainda a oficina “Máscaras do Delírio”, numa sessão a quatro mãos que conta com a participação de Esgar Acelerado e Marta Bernardes, responsável pelos programas de mediação e educação do Museu do Porto.

“Delírio e Cura” está patente no Gabinete Gráfico — Biblioteca Municipal Almeida Garrett até 29 de julho e tem entrada gratuita.

Nesta exposição evoca-se o trajeto artístico de Esgar Acelerado, desde o início dos anos 1990 até ao presente.