Ambiente

Programa Bandeira Azul está de regresso às praias para sensibilizar os mais novos a preservar a biodiversidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_algas_praia.jpg

Porto.

O Programa Bandeira Azul 2021 está de volta às praias do Porto, neste verão sob o tema “Recuperação da Biodiversidade”. A iniciativa pretende sensibilizar as crianças, entre os 6 e os 10 anos de idade, para os riscos que a biodiversidade enfrenta se não forem adotados comportamentos ambientalmente responsáveis.

As atividades, dinamizadas pela Proteção Civil municipal em parceria com a empresa municipal Águas e Energia do Porto e o Pavilhão da Água, “aludem à necessidade urgente de serem preservados os ecossistemas e prevenidos os riscos a que estão expostos, como incêndios florestais ou poluição. A ênfase será sempre nas medidas preventivas porque se almeja uma cultura de segurança para toda a cidade”.

As ações já passaram pelas praias do Molhe, das Pastoras e do Castelo do Queijo e têm agora como destino a Praia do Homem do Leme, na manhã do dia 22 de julho.

Num ambiente de festa e alegria, as crianças são convidadas a aprender coisas sérias a brincar, porque “uma cultura de segurança constrói-se todos os dias”, sublinha a Proteção Civil. Note-se que as restrições ao nível dos contatos presenciais impostas no âmbito do combate à Covid-19 condicionam o número de crianças a envolver, bem como a interação entre elas. Todas as medidas de prevenção são, naturalmente, respeitadas.