Sociedade

Programa Aconchego dirigido aos idosos recebeu o prémio internacional Innovation@Home

  • Notícia

    Notícia

#DR_premio_aconchego_canada.jpg

O Programa Aconchego, com que a Câmara do Porto promove apoio doméstico aos idosos da cidade articulado com alojamento para jovens universitários, foi distinguido no Canadá com o prémio internacional Innovation@Home. 

Foi pelas mãos de John Feather, CEO da Grantmakers In Aging (GIA), que a Câmara do Porto recebeu nesta semana o prémio Innovation@Home, atribuído ao programa Aconchego pelo que este representa em prol do envelhecimento saudável e numa perspetiva intergeracional de combate à solidão e isolamento dos mais idosos.

A cerimónia decorreu no encontro International Technical Meeting on Ageing at Home, que ontem terminou em Quebeque, no Canadá, e no qual o Município do Porto esteve representado por Raquel Castelo Branco, diretora do Departamento de Coesão Social.

O momento serviu também para apresentar o programa Aconchego a uma vasta audiência internacional de representantes governativos de todos os continentes, que trabalham com as questões relacionadas com envelhecimento ativo e saudável.

Aquele prémio foi atribuído por um painel de júri internacional, no âmbito de uma competição financiada pela Fundação Robert Wood Johnson e patrocinada pelo WHO Global Network of Age-Friendly Cities and Communities and Grantmakers in Aging, que premeia o trabalho realizado em prol do envelhecimento saudável em contexto domiciliário.

Esta iniciativa visa ainda divulgar boas práticas que têm como finalidade tornar as cidades mais amigas das pessoas idosas, no campo do envelhecimento saudável e ativo em contexto de vivência no próprio domicílio, e que dadas a conhecer podem ser exemplos de práticas em todo o mundo, mostrando o que se está a fazer e ensinando como pode ser aplicado.

Nesse sentido, para a decisão quanto à atribuição do prémio foram avaliados indicadores como a replicabilidade do projeto, resultados relevantes e inovação.

O Programa Aconchego, desenvolvido em parceria com a Federação Académica do Porto (FAP), dirige-se a seniores residentes na cidade do Porto e cumpre o objetivo de combater a solidão e isolamento dos mesmos, ao promover o alojamento, no próprio domicílio do sénior, de um estudante universitário não residente no Porto, que queira comprometer-se com o acompanhamento e melhoria da qualidade de vida do idoso.

Este Programa permite, não apenas ganhos individuais, mas também benefícios coletivos, já que a interação promove o estabelecimento de fortes laços entre estudantes e seniores e o desenvolvimento de uma rede de apoio que contribui para um maior sentimento de felicidade para ambas as partes.

Recorde-se que a cidade do Porto aderiu à Rede Mundial de Cidades Amigas das Pessoas da Organização Mundial de Saúde em 1 de outubro de 2010. Trata-se de uma iniciativa que visa responder ao rápido envelhecimento das populações e criar ambientes urbanos que permitam às pessoas idosas uma maior participação cívica na sociedade.

O Porto tem vindo a trabalhar nessa área com o estabelecimento de uma linha-de-base de avaliação diagnóstica, o desenvolvimento de um plano de ação e a identificação de indicadores de monitorização do progresso do Plano de Ação.

O prémio Innovation@Home vem juntar-se a outras distinções que o Programa Aconchego recebeu já enquanto projeto de inovação social. Em 2010, foi-lhe atribuído pela Comissão Europeia o prémio "This is European Social Innovation". Em 2012, foi considerado como um projeto de intervenção social de excelência, no âmbito da homenagem realizada pelo Projeto "Sorrir na Educação", da Clínica da Educação. Em 2015, foi reconhecido como um Projeto de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social, distinção obtida no âmbito do Projeto MIES - Mapa de Inovação de Empreendedorismo Social em Portugal. Em março do corrente ano, foi reconhecido como uma boa prática smart to-do no âmbito do Ageing Summit 2018.

Como é o Programa Aconchego

O Programa Aconchego é dirigido a seniores, com mais de 60 anos, residentes na cidade do Porto, que vivam só ou com o cônjuge e possuam condições na sua residência para o acolhimento de um estudante; e a estudantes do ensino superior, não residentes no Porto e que queiram comprometer-se com o acompanhamento e melhoria da qualidade de vida do sénior.

Este programa assenta numa perspetiva intergeracional de combate à solidão e isolamento dos seniores e consiste no alojamento de jovens universitários em habitações de seniores residentes no Concelho do Porto com a contribuição simbólica em géneros, que podem ser alimentares, para comparticipar no acréscimo de despesas como água, luz e gás.

O acompanhamento e avaliação do Programa são da responsabilidade da equipa do Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara do Porto e da FAP Social.

O Programa Aconchego decorre de acordo com o calendário letivo, durante a semana de segunda-feira a sexta-feira, sendo o período de fim de semana facultativo. Deste modo, procura-se cumprir o objetivo específico de contribuir para a solução simultânea do problema de solidão dos seniores e de alojamento de jovens universitários.

Para obter mais informações sobre a adesão ao Programa Aconchego poderá contactar o Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto pelo telefone 225 899 260 ou por email dmcs@cm-porto.pt.