Cultura

Profissionais debateram o futuro do cinema português no Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os Novos Encontros do Cinema Português reuniram no Batalha, a 6 e 7 de junho, os profissionais do setor para debater o cinema nacional.

Dividido em dois dias, o programa integrou quatro painéis de discussão, liderados por investigadores convidados — Educação (Carlos Natálio), Produção (Mariana Liz), Crítica (José Bértolo) e Distribuição e Exibição (Paulo Cunha) — com a participação de representantes do setor, incluindo associações, produtoras, festivais e distribuidoras de cinema, docentes universitários e jornalistas.

Os quatro debates serão disponibilizados, brevemente, em formato de podcast e as conclusões do encontro serão publicadas ainda este ano.

A iniciativa, organizada pelo Batalha, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Clube Português de Cinematografia–Cineclube do Porto, partiu da Semana de Estudos sobre o Novo Cinema Português, que aconteceu, no Batalha, em 1967. Promovido pelo Cineclube do Porto, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal do Porto, o evento foi fulcral para a definição do que viriam a ser as políticas de financiamento da produção cinematográfica em Portugal.

A discussão reuniu intervenientes de vários pontos do país, desde jovens realizadores a cineastas consagrados, cineclubistas, escritores, jornalistas e várias personalidades da cultura portuguesa.