Educação

Professores das AEC recebidos com “esperança renovada” num ano letivo normal e tranquilo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_rececao_professores_AECs_01.JPG

Porto.

O Município do Porto deu as boas-vindas aos professores que vão integrar a oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular, numa cerimónia que serviu, em simultâneo, para assinalar o início do ano letivo.

“Com esperança renovada nos sorrisos das crianças, desejo a todas e a todos um excelente ano letivo”, afirmou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, num discurso em que recordou os tempos “desafiantes” que se têm vivido. “Desde março do ano passado vimo-nos confrontados com uma realidade nova e surpreendente que exigiu a toda a comunidade educativa uma capacidade de resiliência e de adaptação, mas que constituiu, também, uma oportunidade de proximidade”, lembrou o autarca, na cerimónia que decorreu na quarta-feira, no auditório do Conservatório de Música do Porto.

Salientando a “relação de grande confiança e uma forte colaboração” com as direções dos Agrupamentos de Escolas, Rui Moreira manifestou o desejo de que o novo ano letivo inicie “com a maior normalidade e tranquilidade possível”. “Temos também reunido com as Associações de Pais e procuramos mobilizar todos os recursos locais para que esteja tudo preparado para receber os cerca de 25.000 alunos que estudam nas escolas da rede pública da cidade do Porto”, acrescentou.

Numa sessão em que também marcaram presença os vereadores dos Recursos Humanos, Catarina Araújo, e da Educação, Fernando Paulo, o presidente da Câmara do Porto frisou que “é muito importante que as famílias percebam e sintam que as nossas escolas são espaços seguros.”

“É com grande satisfação que constato que, dos 145 técnicos de AEC e dos 120 técnicos de componente de apoio à família, respetivamente 143 e 81 já estiveram connosco neste desafio. É um bom sinal que queiram continuar”, afirmou Catarina Araújo.

O vereador da Educação destacou o importante papel destes profissionais, que possibilitam que a escola funcione a tempo inteiro, através do desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular mas também de animação e de apoio ao estudo.

A oferta municipal de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) abrange cerca de 5.000 alunos distribuídos por 228 turmas.