Educação

Professores das AEC acolhidos com “esperança renovada nos sorrisos das crianças”

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Como acontece todos os anos, os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e das Atividades de Animação e de Apoio ao Estudo foram recebidos numa sessão de boas-vindas. O ano letivo que agora inicia é o primeiro desde que o Município do Porto assumiu competências na área da educação, no âmbito do processo de descentralização.

O vereador da Educação fez questão de recordar este facto na intervenção que fez na sessão de abertura, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli: “Pretendemos que o novo ano letivo inicie com a maior normalidade e tranquilidade possível, num ano especial e complexo, pois como sabem no âmbito do processo de descentralização ampliamos consideravelmente as nossas competências passando a gerir todas as escolas públicas da cidade, abrangendo desde o ensino pré-escolar, ao ensino secundário, profissional e artístico.”

Sublinhando o “trabalho, esforço, dedicação e mobilização de todos os que fazem parte deste processo”, Fernando Paulo salientou o compromisso dos órgãos de gestão, professores e toda a comunidade educativa, bem como as famílias, “que acreditam que o melhor investimento no futuro passa por confiar a educação dos seus filhos na escola pública.”

“Iniciamos este ano com uma forte consolidação do modelo do programa Porto de Atividades”, prosseguiu o vereador. “Dando resposta ao conceito de Escola a Tempo Inteiro (9h-17h30), permite prolongar, em mais duas horas diárias, o tempo de permanência das crianças na escola, através do desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular, mas também de animação e de apoio ao estudo que constituem um fator fundamental de igualdade de oportunidades, de inclusão e de coesão social”, acrescentou.

“Temos também reunido com as Associações de Pais e procuramos mobilizar todos os recursos locais para que esteja tudo preparado para receber os cerca de 25.000 alunos que estudam nas escolas da rede pública da cidade do Porto”, vincou Fernando Paulo, congratulando-se pela implicação coletiva que permitiu contratar os técnicos das AEC e “colocá-los nas escolas no dia 1 de setembro, para que possam iniciar o ano devidamente integrados nas escolas e assim cerca de 5.000 alunos distribuídos por 228 turmas possam iniciar as atividades com normalidade e com profissionais de excelência que escolheram integrar o projeto educativo do Município do Porto.”

Citando Valter Hugo Mãe, que escreveu que “os alunos nascem diante dos professores, uma e outra vez. Surgem de dentro de si mesmos a partir do entusiasmo e das palavras dos professores que os transformam em melhores versões”, o vereador da Educação da Câmara do Porto concluiu “com esperança renovada nos sorrisos das crianças que vos irão acolher, desejo a todas e a todos um excelente ano letivo.”

Projeto de “enorme relevância”

A sessão no Rivoli contou igualmente com a presença da vereadora dos Recursos Humanos, Catarina Araújo, que começou por “agradecer a vontade e a disponibilidade demonstrada” por cada um dos técnicos para “fazer parte de um projeto tão importante e de enorme relevância para as nossas crianças e pais.”

“Sei que para alguns de vocês, 21 para ser precisa, estar aqui este ano é uma novidade. Espero que este desafio corresponda às vossas expectativas e que, daqui a um ano, esteja novamente a dar-vos as boas-vindas a um novo ano letivo. Por outro lado, não posso, deixar de demonstrar o meu contentamento ao perceber que muitos que aqui estão já foram nossos trabalhadores, o que confirma o nosso esforço e vontade contínua numa Gestão de Pessoas cada vez mais transparente, humanizada e focada no bem-estar dos trabalhadores, que são o nosso principal e mais importante ativo”, acrescentou.

“Conscientes da exigência que representa qualquer meio escolar, desde logo para dar resposta às necessidades de proteção, segurança e desenvolvimento de qualquer criança ou jovem, compreendemos que o contributo de todos vocês é essencial na vida destas pessoas pequeninas. Estamos certos que a vossa dedicação deixará uma marca positiva no futuro dos nossos mini adultos e tem impacto na estabilidade e equilíbrio familiar de cada uma delas”, concluiu Catarina Araújo.

A sessão incluiu uma leitura encenada de “Dia do mar, onde os meus gestos são gaivotas”, pelo Balleteatro, bem como a apresentação das normas de funcionamento do programa Porto de Atividades 2022-2023 (Atividades de Enriquecimento Curricular e de Animação e de Apoio ao Estudo) e o esclarecimento de dúvidas.

Contratados 266 técnicos

No ano letivo 2022/2023, o Município do Porto promove Atividades de Enriquecimento Curricular nos Agrupamentos de Escolas Alexandre Herculano; António Nobre; Aurélia de Sousa; Carolina Michaelis; do Cerco do Porto; Eugénio de Andrade; Fontes Pereira de Melo; Garcia de Orta; Infante D. Henrique; Leonardo Coimbra-Filho; Manoel de Oliveira (exceto a EB Vilarinha); Pêro Vaz de Caminha; Rodrigues de Freitas; e Conservatório de Música do Porto.

Para assegurar o desenvolvimento das diferentes atividades, foram contratados 266 técnicos no total: 90 de Atividade Física e Desportiva; 51 de Atividade Lúdico-Expressiva; quatro de Atividade Física e Desportiva Adaptada; e 121 de Atividades de Animação e de Apoio ao Estudo.

As AEC contemplam uma carga horária de 5 horas/semanais do 1.º ao 4.º ano, abrangendo cerca de 4.000 alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública, em que o Município é entidade promotora. No compromisso com a educação inclusiva, foi criada uma oferta adaptada que é desenvolvida de acordo com a opção individual de cada Agrupamento de Escolas, podendo escolher entre Cinoterapia, Musicoterapia, Atividade Física e Desportiva Adaptada e Atividade Lúdico-Expressiva Adaptada.

As Atividades de Animação e de Apoio ao Estudo pretendem proporcionar às crianças um espaço e um tempo de ludicidade e de aprendizagem preenchido com experiências, brincadeiras e jogos orientados, numa estreita correlação entre atividades de apoio ao estudo e atividades lúdicas, conjugando diferentes espaços da escola, nomeadamente as bibliotecas escolares, as salas de projeto ou os recreios.