Inovação

Professora da U.Porto e criadora de avatares entre as mais inovadoras da União Europeia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_veronica_orvalho_EU_Prize_Women_Innovators.JPG

DR

Verónica Orvalho, fundadora da Didimo, a spin-off da Universidade do Porto que cria personagens virtuais 3D a partir de uma simples fotografia de telemóvel, está entre as 21 mulheres mais inovadoras da União Europeia. O EU Prize for Women Innovators distingue todos os anos mulheres empreendedoras, fundadoras de empresas de sucesso e que tenham trazido inovação para o mercado.

Com a empresa incubada na UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Verónica Orvalho é investigadora em computação gráfica, machine learning e animação facial e os seus algoritmos fazem parte de videojogos como “The Simpsons Ride”, mas também de produções nas áreas da saúde e da educação.

Em comunicado, Verónica Orvalho, reconhece que “fazer parte desta lista é, mais do que tudo, uma motivação para continuar a crescer enquanto profissional e para inspirar outros a lutar por avanços que ajudem as pessoas. É uma honra partilhar isto com mais mulheres do setor tecnológico e penso que as jovens que sonhem em trabalhar nesta área vão olhar para estes exemplos como um impulso”.

A também docente e investigadora da Faculdade de Ciências da U.Porto acredita que “o futuro do trabalho é digital”, sendo “importante partilhar os melhores exemplos do que fazemos para inspirar as novas gerações a seguirem-nos e a ambicionarem fazer mais e melhor com as novas tecnologias”.

“Acredito que a educação de um jovem só fica completa com a complementaridade entre a vertente académica e a experiência profissional, e fico feliz por existirem iniciativas que demonstrem a importância de ir mais além e de inovar em tudo o que fazemos”, acrescenta a fundadora da Didimo, que atualmente tem escritórios em Portugal, Canadá e Reino Unido.

Em 2017, Verónica Orvalho já havia conquistado o Women Startup Challenge, promovido pela norte-americana Women Who Tech. Em 2020, a Didimo levantava um milhão de euros de investimento numa ronda de financiamento externo e este ano venceu o Pitch Contest Portugal promovido pela Viva Technology, uma das maiores feiras tecnológicas do mundo.

Na edição anterior, entre as vencedoras do galardão da União Europeia esteve outra representante da Universidade do Porto, Maria Fátima Lucas. A doutorada da Faculdade de Ciências é cofundadora da Zymvol Biomodeling, empresa que desenvolve, por via informática, enzimas industriais, aplicando uma modelização molecular.

Promovido pelo Conselho Europeu de Inovação, o EU Prize for Women Innovators pretende sensibilizar para a necessidade de mais mulheres empresárias, criando modelos de referências para outras mulheres e raparigas.

Depois de analisar mais de 260 candidatas, serão reconhecidas três empreendedoras da União Europeia durante a AS European Innovation Council Summit, que acontece a 24 e 25 de novembro, e cada uma recebe um prémio individual de 100 mil euros. Com financiamento vindo do Horizonte 2020, a organização atribui, ainda, um prémio de 50 mil euros a uma “inovadora em ascensão”, com idade até aos 35 anos.