Sociedade

Professor da U. Porto assume direção de revista internacional de referência em Patobiologia

  • Notícia

    Notícia

DR_Fernando_Schmitt_fmup.jpg

DR

Fernando Schmitt, professor e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), é o novo editor-chefe da revista internacional Pathobiology: The Journal of Translational Pathology, indexada na área da investigação translacional.

“Sinto-me verdadeiramente honrado por ter sido selecionado para assumir esta posição e fazer da Pathobiology a revista de patologia translacional”, admitiu o docente da FMUP, que iniciou as novas funções no início deste ano.

No primeiro editorial que assinou enquanto editor-chefe, o investigador afirmou o objetivo de fazer com que a revista “represente o trabalho e a investigação que está a ser desenvolvida em todas as regiões do mundo”. Fernando Schmitt destacou ainda, de acordo com o portal Notícias U.Porto, a importância das “questões essenciais para os pacientes não só dos países desenvolvidos, como também dos países em desenvolvimento”.

A equipa liderada pelo professor universitário vai ter a missão de divulgar as melhores práticas de patologia e de investigação básica e clínica. “Convidamos os colegas que trabalham em outras áreas, como a oncologia médica, a radiologia e a radio-oncologia, a também submeterem os seus artigos de investigação”, concluiu Fernando Schmitt.

Criada originalmente em 1938 com o nome "Schweizerische Zeitschrift für allgemeine Pathologie und Bakteriologie", a revista internacional sofreu várias alterações ao longo dos anos, até ter adotado, em 1990, a designação atual.

Natural de Rio Grande do Sul (Brasil), mas a trabalhar em Portugal há mais de 25 anos, Fernando Schmitt dedica-se essencialmente ao estudo do cancro da mama e da citopatologia molecular. É autor de centenas de publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e de cinco livros editados.

A par da atividade enquanto professor associado na FMUP, o docente é também investigador principal no grupo Epithelial Interactions in Cancer do i3S, responsável pela Unidade de Patologia Molecular no IPATIMUP Diagnóstico, presidente da International Society of Breast Pathology (ISBP) e secretário-geral da Academia Internacional de Citologia.

Fernando Schmitt foi a personalidade escolhida para presidir ao Congresso Internacional de Citologia, que terá lugar em Baltimore, nos Estados Unidos da América, em novembro de 2022.