Sociedade

Procuram-se ideias fora da caixa para intervenções artísticas em ruas do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#JQ_16SET_INAUGURACOES_PROGRAMA_ARTE_URBANA_11.jpg

João Queirós

A partir de 10 de dezembro, o Programa de Arte Urbana do Porto procura as melhores propostas de intervenção artística nos 14 módulos que constituem o Mural Coletivo da Restauração (já na sua sexta fase) e em 24 caixas de distribuição de energia elétrica instaladas ao longo da Rua das Flores. As ideias devem ser enviadas por correio eletrónico até 20 de dezembro, de acordo com os regulamentos.

O Programa de Arte Urbana, dinamizado desde 2014 pelo Município do Porto, através da empresa municipal Ágora, lança esta sexta-feira duas convocatórias para intervenções artísticas nas ruas da Restauração e das Flores.

No primeiro caso, trata-se da sexta fase do Mural Coletivo da Restauração, projeto rotativo, de caráter anual. Cada artista ou coletivo pode enviar até duas propostas para figurarem em dois ou quatro dos 14 módulos da parede de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal, estendida ao longo de 70 metros da Rua da Restauração.

Tal como na anterior fase, mantém-se a regra de utilização de uma paleta comum a todos os artistas, de forma a criar uma homogeneidade visual no mural. Para esta versão, sugerem-se as cores quentes, podendo cada artista utilizar as várias tonalidades identificadas no regulamento da convocatória.

Como ajuda de custos à produção, o Município atribui 750 euros por intervenção/proposta selecionada (de dois ou quatro módulos). As propostas e correspondente ficha de inscrição devem ser enviadas até às 23,59 horas do próximo dia 20 de dezembro para o endereço de correio eletrónico arteurbana@agoraporto.pt. Depois de apreciadas por um júri, as propostas selecionadas serão divulgadas a 22 de dezembro.

O mesmo procedimento será válido para a outra convocatória, neste caso para intervenções artísticas em 24 caixas de distribuição de energia elétrica, situadas ao longo da Rua das Flores. Também neste concurso, cada participante poderá apresentar até duas propostas, cada uma para intervenção num conjunto de quatro caixas, conforme o respetivo regulamento.

A originalidade, o mérito artístico e a adequação às características do suporte e do espaço geográfico serão alguns dos critérios a ter em conta pelo júri, na avaliação das propostas recebidas até 20 de dezembro (ficha de inscrição). Os autores selecionados receberão 650 euros para ajudas de produção na intervenção de cada conjunto de quatro caixas de eletricidade. 

Tal como na anterior convocatória, a deliberação do júri será tornada pública no dia 22 de dezembro.

Inaugurado em 2014, por iniciativa da Câmara do Porto, o Programa de Arte Urbana do Porto pretende contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado. Mais do que apenas libertar muros e paredes na cidade, este programa estabeleceu uma nova e mais estreita relação entre a comunidade artística, o território e os seus habitantes, tornando esta expressão artística numa experiência do dia a dia, capaz de transformar a paisagem urbana.

Por força desta iniciativa, foram já realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público da cidade do Porto, entre obras de caráter efémero ou permanente, nas suas mais diversas expressões, envolvendo cerca de seis dezenas de artistas, novos e consagrados, nacionais e internacionais.