Turismo

Primeiros selos “Confiança Porto” entregues a 20 alojamentos turísticos

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Vinte alojamentos turísticos foram distinguidos, ontem, no âmbito do programa municipal de reconhecimento “Confiança Porto/Trust Porto”. Uma iniciativa que tem como objetivo contribuir para a qualificação dos recursos humanos no setor e reconhecer alojamentos turísticos que implementem nos seus negócios um conjunto de boas práticas e iniciativas ao nível da gestão.

A cerimónia decorreu no Mercado do Bolhão e contou com a presença da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, demais vereadores do Executivo, do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, presidentes de juntas ou uniões de freguesia, gestores dos alojamentos reconhecidos ou que se encontrem em processo de reconhecimento, bem como demais stakeholders do setor, entre eles a Escola de Hotelaria do Porto.

“Não escolhemos os reconhecimentos, ninguém está aqui por simpatia ou cortesia. São resultado do preenchimento de um conjunto de requisitos pré-definidos, que têm por base a excelência da oferta, em todas as suas vertentes”, afirmou Catarina Santos Cunha.

Novo site, com mais informação

Esses requisitos passam por diferentes setores (organizacional, financeiro e valorização e retenção de trabalhadores) e vão desde o acolhimento, limpeza, equipamentos às infraestruturas, segurança, sustentabilidade, circularidade económica, bem como a utilização de produtos locais.

“Este programa é um dos principais exemplos de materialização de uma visão sustentável que preconizamos para o destino Porto e que apresentamos há dias”, sublinhou a vereadora do Turismo e Internacionalização.

O “Confiança Porto/Trust Porto”, implementado pela Câmara Municipal do Porto desde abril de 2021, vai ter, segundo revelou a vereadora responsável por esta área, um novo site, dando a conhecer ao público e turistas os alojamentos devidamente reconhecidos pelo Município. “A nossa grande ambição é que todos os alojamentos turísticos possuam este reconhecimento”, concluiu Catarina Santos Cunha.

Gestores de alojamentos turísticos satisfeitos com atribuição de selo de qualidade

A entrega dos selos “Confiança Porto/Trust Porto”, que contempla todo o tipo de unidades turísticas (alojamento local, hotéis, etc), contou com um representante da empresa Airbnb, reforçando a parceria, já anteriormente estabelecida, no âmbito do programa. Até ao momento encontram-se reconhecidos 20 alojamentos turísticos.

Para Manuel Carneiro, do Yotel Porto, este é “um reconhecimento de uma marca que trabalha no setor, mas que promove também a cultura local. Sabíamos quais eram os requisitos e, nesse sentido, ficamos muito orgulhosos por ter este selo. A nossa inovação – somos o único hotel que tem robots a circular na própria unidade – acaba por trazer reconhecimento e desenvolvimento ao mercado turístico do Porto”.

Já António Costa, gestor do AL “Home of de Poet”, sublinha a forma como é atribuído o selo “Confiança Porto/Trust Porto”. “Os critérios estão bem definidos, com vistorias rigorosas. Isso faz toda a diferença”, diz, acrescentando: “É bom dar visibilidade aos alojamentos turísticos. É para isto que existem as instituições de poder. Saber que, localmente, estamos a ser reconhecidos pelo bom trabalho que fazemos”.

Recentemente, o Porto foi eleito Melhor Destino de Cidade da Europa 2022 e está na corrida a dois prémios mundiais dos World Travel Awards 2022, conhecidos como os “óscares” do turismo. O Porto integra os finalistas para os prémios mundiais, nas categorias “World's Leading City Destination” e “World's Leading Heritage City Destination”.