Turismo

Primeiro Meet Up debate empregabilidade no Turismo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O 1.º Meet Up Porto - Inspiring Recruitment in Tourism reuniu, na Casa do Vinho Verde, na quinta-feira, 45 recrutadores e profissionais de 26 empresas de turismo, que abordaram o tema "Como atrair e reter profissionais qualificados no setor do turismo?". O evento contou com momentos de debate e também de networking.

Os Meet Up Porto são organizados pela Câmara do Porto, em parceria com a Associação Fórum Turismo, entidade fundadora da Bolsa de Empregabilidade. É uma iniciativa que promove a partilha de ideias entre empresas do setor para a melhoria nos processos de recrutamento, retenção de talentos e construção de equipas qualificadas.

A primeira edição do evento foi moderada por António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo, que teve como tema principal "Como atrair e reter profissionais qualificados no setor do turismo?". Contou como oradores Ricardo Graça Moura (Restaurantes Mistu, Okra e Flow), Mickael Passos (Village by Boa), Miguel Soares (LovelyStay) e Rui Terroso (Living Tours).

Foram apresentadas dinâmicas de contratação e de retenção que os oradores já realizam dentro das suas empresas. Este momento pretendeu inspirar na melhoria do recrutamento, com algumas soluções como o crescimento horizontal, a criação de programas de benefícios e a importância em ouvir os colaboradores.

Para além do painel principal, a iniciativa contou, na sessão de abertura, com as presenças da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, que alertaram para a necessidade do trabalho em rede entre empresas, em prol da melhoria qualitativa do setor.

Num momento de maior descontração, aconteceu uma sátira, com dois atores convidados, sobre os problemas atuais do setor como a dificuldade de contratação, os horários rotativos, a falta de remuneração sobre horas extra, os salários baixos e o work life balance.