Sociedade

Primeiro guia de conversação essencial para ucranianos disponível online

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_concerto_uma_voz_pela_paz_41.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Na semana em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), a Porto Editora lançou, através da Infopédia, um guia de conversação essencial de Ucraniano-Português e Português-Ucraniano concebido para facilitar um primeiro contacto entre falantes destas línguas.

Trata-se de um guia com frases úteis e expressões adaptadas à realidade social, económica e institucional portuguesa. A ferramenta disponibilizada, de forma gratuita e em constante atualização na Infopédia, apresenta vocábulos utilizados nas escolas, serviços de saúde (hospitais e centros de saúde), segurança social, SEF, autarquias, forças de segurança, transportes, serviços veterinários, entre outros. As frases surgem com uma configuração apelativa e simples, agrupadas por categorias: transportes, saúde, casa, serviços públicos, restaurante, educação e referência rápida.

Cada palavra, pergunta ou expressão está devidamente traduzida, é acessível em ambos os sentidos e inclui a locução áudio. Desta forma, o utilizador pode comunicar mais facilmente, potenciando a inclusão dos refugiados na sociedade portuguesa.

O guia de conversão está disponível online.