Cultura

Primeiro fim de semana de Warm Up com proposta dupla no Campo Alegre

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_biografia_GNR_19.jpg

Miguel Nogueira

Programação do ciclo que antecede a Feira do Livro do Porto arranca com dois espetáculos gratuitos, marcados para o Teatro do Campo Alegre. Hoje atua o quarteto A Flor do Lácio, e no domingo o palco estará entregue a Rui Reininho, que apresenta o seu mais recente trabalho.

O arranque da programação do Warm Up 2021 assinala-se neste fim de semana, com duas propostas musicais para fruir no Teatro do Campo Alegre. No sábado, às 17 horas, sobe ao palco o quarteto A Flor do Lácio, que apresentará “a poesia da língua portuguesa em concerto”, ao ritmo da morna, do samba, e no embalo da guitarra portuguesa.

Este é um projeto que celebra o nosso idioma na sua plenitude, num especial diálogo entre Portugal e o Brasil. Canções bem conhecidas do público convivem com textos e poemas que as inspiraram, e outros poemas, porventura menos famosos, inspiraram outros temas. Tem interpretação de André Gago na voz e flauta, Pedro Dias na guitarra portuguesa, João Penedo na viola e Carlos Mil-Homens na percussão.

A atuação do projeto Nómada Urbe, prevista também para sábado, teve de ser cancelada devido a problemas de saúde de um dos seus elementos.

No domingo, também às 17 horas, será a vez de Rui Reininho, vocalista dos GNR e figura incontornável no panorama local e nacional, apresentar o seu mais recente trabalho: “20.000 Éguas Submarinas”, um disco mais experimental, com eletrónica, spoken word, gongos tibetanos, mas sempre com os trocadilhos que tornaram o músico uma das referências da música nacional. Rui Reininho (voz, percussão, taças gongos) será acompanhado em palco por Paulo Borges (teclados, eletrónica, guitarras), que também coproduziu o disco, Alexandre Soares (guitarra elétrica, programações), Pedro Oliveira (percussão) e Julius Gabriel (saxofone).

A entrada é gratuita, embora sujeita à lotação da sala. Os bilhetes serão disponibilizados no dia de cada espetáculo, com levantamento obrigatório na bilheteira do Teatro do Campo Alegre, a partir das 14,30 horas, no máximo de dois bilhetes por pessoa.

O Warm Up 2021 prosseguirá no próximo fim de semana, com a realização do Festival Porta-Jazz, entre 23 e 25 de julho.

Inicialmente previsto para os Jardins do Palácio de Cristal, o Warm Up 2021 foi redesenhado por ter sido desaconselhada, pela Administração Regional de Saúde do Norte, a realização de eventos que promovam a aglomeração de pessoas. Alguns espetáculos foram realocados para o Teatro Campo Alegre e o auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, de modo a assegurar a oferta cultural da cidade, bem como os compromissos assumidos com os artistas e demais profissionais envolvidos no Warm Up 2021.