Urbanismo

Primeiro edifício da Península Ibérica com selo sustentável a todos os níveis fica no Porto

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

#fib_residencia_universitaria_Milestone.jpg

Filipa Brito

A residência universitária Milestone Porto Asprela recebeu a certificação LEED Gold, um certificado internacional que avalia a sustentabilidade dos edifícios desde o design à manutenção, passando pela construção e operação. É o primeiro edifício da Península Ibérica a obter esta qualificação na tipologia “Hospitality”.

Inaugurado em 2019, o edifício que é casa de muitos estudantes universitários na cidade do Porto atingiu mesmo 62 pontos na certificação, a maior pontuação de sempre registada na Europa na categoria LEED V4 (versão 4) – Hospitality, ex aequo com um outro edifício certificado na Irlanda.

Um sinal de que a construção nova na cidade segue os princípios de sustentabilidade que têm vindo a ser adotados pelo Município do Porto, vertidos na modernização energética de muitos dos seus edifícios, de que é exemplo o projeto Porto Solar.

No caso particular desta residência de estudantes, projeto de um operador austríaco, ao qual se associou a Garcia Garcia, construtora nacional responsável pelos projetos de arquitetura e engenharia e pela construção, “tudo foi pensado e executado estrategicamente”, diz a empresa portuguesa.

“Ainda na fase de conceção, foram tidos em conta aspetos como a seleção de materiais, o controlo das emissões poluentes, o tratamento de resíduos e a utilização de metodologias menos impactantes. O desempenho energético, acústico e térmico, assim como o consumo de recursos naturais, ao longo do ciclo de vida e manutenção do edifício, foram escrupulosamente estudados e concebidos numa vertente ecofriendly”, informa em comunicado.

Atribuída pelo U.S. Green Building Council, a certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) tem como objetivo avaliar e creditar a construção ecofriendly (amiga do ambiente), através de um sistema universal de parâmetros que atestam o desempenho ambiental e energético dos edifícios.

Aplicada em mais de 150 países nos cinco continentes, a certificação procura também promover as melhores práticas na construção, diminuindo a pegada ambiental dos edifícios em todo o seu ciclo de vida. O sistema de rating implementado pelo LEED visa edifícios comerciais, industriais, de serviços e residenciais.

Composta por 220 quartos, a Milestone Porto Asprela Nuveen RE é uma residência de estudantes contemporânea. A localização e gestão imobiliária do processo foi da responsabilidade da Predibisa, consultora sediada no Porto.

Também na cidade, o Porto Office Park (POP) - complexo de escritórios que inaugurou no ano passado e que vai passar a acolher a tecnológica ITSector - foi o primeiro edifício a obter “Excelente” na certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), norma comprometida com os princípios de bem-estar, circularidade e redução da pegada carbónica.