Educação

Primeiro dia do YES Meeting em "palco digital" aborda resposta à Covid-19

  • Notícia

    Notícia

A 15.ª edição do congresso organizado por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) decorre à distância. O programa contempla várias sessões científicas, incluindo uma conferência do britânico Sir Gregory Winter, Prémio Nobel da Química em 2018.

O YES (Young European Scientist) Meeting tem início nesta quinta-feira e decorre até domingo. Ao longo dos quatro dias, esta edição do congresso universitário nas áreas biomédicas proporcionará dez sessões científicas alusivas a temas como as Neurociências, a Biotecnologia ou a Medicina Interna.

A organização do congresso prevê reunir este ano mais de 650 participantes internacionais, oriundos de 39 países.

"Seguramente uma das sessões mais aguardadas", segundo Maria Manuel Iglésias, estudante da FMUP e presidente da comissão organizadora do evento, será aquela protagonizada no domingo pelo bioquímico Sir Gregory Winter, Prémio Nobel da Química em 2018. O cientista britânico foi o responsável por desenvolver um método para produzir anticorpos que conseguem neutralizar toxinas, combater doenças autoimunes e tratar o cancro metastático.

Resposta à Covid-19

Neste primeiro dia do YES Meeting, depois da cerimónia de abertura, o programa reserva para as 16 horas uma sessão científica dedicada à resposta à Covid-19. Ruben Fernandes (Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto) e Miguel Castanho (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) vão analisar os avanços científicos na investigação relativa ao vírus SARS-CoV-2.

A sessão de abertura do evento contará com uma mensagem de boas-vindas do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que deseja a todos os participantes que possam em breve estar fisicamente na cidade Invicta: "Lamento que não possam estar todos connosco aqui no Porto. Mas esta conferência tem, este ano, uma importância fulcral. Num ano em que enfrentamos uma ameaça estranha e imprevisível, é muito importante que os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, juntamente com os seus colegas de instituições internacionais, discutam tudo o que está a passar-se - e reflitam também sobre o futuro da ciência. Sejam todos bem-vindos. Espero que no próximo ano possamos ter-vos aqui fisicamente. Este ano não é possível, mas ainda assim sejam bem-vindos ao Porto".

Paralelamente ao programa de conferências, o YES Meeting 2020 vai contar com uma competição científica, em que 154 universitários vão apresentar trabalhos de investigação e habilitar-se a um total de sete mil euros em prémios de incentivo. Haverá também uma competição clínica sobre a especialidade de Urologia.

Para mais informações consulte o site oficial do YES Meeting e o Facebook do evento.