Ambiente

Primeiro dia de AquaPorto anima Parque da Cidade

  • Notícia

    Notícia

Já está a decorrer o AquaPorto 2018 no Parque da Cidade. Nesta edição, o tema "Pelo Planeta, Mãos à Água" levou à preparação de um vasto programa de mais de 130 experiências de acesso gratuito. Esta manhã, para além da visita de várias escolas do Município, também o presidente da Câmara, Rui Moreira, e a vereadora com o pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, estiveram no evento e participaram em várias atividades que, de forma lúdica e pedagógica, alertam para as consequências das alterações climáticas.

Este é um bom programa para fazer em família até ao próximo domingo. Numa organização da Câmara do Porto, através das empresas municipais Águas do Porto e PortoLazer, a edição 2018 do AquaPorto leva ao Parque da Cidade um alerta global para as alterações climáticas, através de mais de uma centena de experiências científicas, pedagógicas e lúdicas.

A abertura de portas decorreu esta manhã e, sendo expectável que nesta sexta-feira a maioria dos visitantes seja constituída por alunos de escolas da cidade, aguarda-se nos próximos dois dias a participação de milhares de famílias.

Porque é mesmo esse o desafio que a AquaPorto lança aos visitantes: participar. Todas as atividades a desenvolver visam, por isso, levar à ação através da mudança de comportamentos diários, contribuindo para que cada vez mais crianças, jovens e adultos percebam que o Planeta vive uma situação-limite como resultado das alterações climáticas e que está na mão de todos agir e, assim, ajudar a inverter a situação.

As experiências estão organizadas segundo 20 áreas temáticas, tentando abarcar diferentes interesses e idades. Na área Aqua Ciência são propostos diversos ensaios de caráter científico relativos à água e às alterações climáticas; já a Aqua Parceiros é constituída por tendas individuais onde estão representados os 25 parceiros que promovem a sua marca através de atividades que unem saber e animação; por seu turno, a Aqua Cultura é uma zona reservada a formas de expressão artística e cultural, representativas das consequências das alterações climáticas, nomeadamente no setor da água; a quinta área denomina-se Aqua Proteção e reúne vários agentes de proteção de pessoas e bens (Exército, PSP, GNR, Polícia Marítima, Polícia Municipal, Capitania do Porto do Douro, Bombeiros e INEM) que, no local, vão demonstrar as tarefas que realizam no seu dia-a-dia.

Na ação desta manhã também participaram Frederico Fernandes, presidente do conselho de administração das Águas do Porto, Mário Santos Pinto, administrador executivo das Águas do Porto, e Nuno Lemos, administrador executivo da PortoLazer.

Esta é a quinta edição do maior evento sobre água e ciência realizado em Portugal, que se junta também à celebração do Dia Nacional da Água.

Consulte o programa completo AQUI.