Primeiro ciclo do ano das Inaugurações de Bombarda acontece já neste sábado
Notícia

Fiipa Brito
Começa neste sábado, dia 19, uma nova temporada no "Quarteirão das Artes", com exposições, visitas guiadas e animação de rua. A partir das 16 horas, o quarteirão mais artístico do Porto cumpre o primeiro de seis ciclos de Inaugurações Simultâneas previstos para 2019. O principal foco é a apresentação paralela ao público das novas exposições e artistas das diversas galerias de arte contemporânea das ruas de Miguel Bombarda, do Rosário e de D. Manuel II.
Ao longo da tarde, e como vem sendo tradição nos últimos anos, a PortoLazer organiza duas visitas guiadas (gratuitas) às diversas galerias, segundo os mesmos moldes que em 2017: 16h00-17h00 e 17h30-18h30; Vagas por passeio: 30 (divididas em dois grupos de 15); Ponto de partida: Rua de Miguel Bombarda (na zona pedonal que interceta a Rua da Boa Nova, junto ao balcão "Porto."). A inscrição deverá ser efetuada até às 13 horas de 18 de janeiro, através do email stopandgo@portolazer.pt ou no próprio dia, no balcão "Porto." (apenas para o segundo horário).
A par das novas exposições e dos passeios, as ruas da zona vão continuar a encher-se de vida nesta temporada, com diferentes tipos de animação. Neste primeiro ciclo, haverá um set com a dupla de DJ Rui Pimenta & Xico Ferrão (da loja Musak Vinil), que vão passar música desde a varanda da associação Open Box, entre as 16 e as 20 horas. Para a rua estava ainda previsto a realização de uma oficina de pintura de azulejo, um concerto e um flashmob, mas a previsão de chuva para sábado levou ao seu cancelamento.
Os cartazes desta temporada envolvem a comunidade local, com homenagens a residentes, artistas e "personalidades" de Bombarda. A primeira imagem do ano tem o título de "Don't touch the green" e é da autoria de Elleonor, pseudónimo de Leonor Cunha, designer que habita e trabalha no quarteirão.
Em cada um dos ciclos deste ano, os suportes de comunicação de Miguel Bombarda vão inspirar a própria programação, com seis temas que cruzarão as várias formas de vida e negócios alternativos que fazem parte do quotidiano da zona: ambiente e sustentabilidade, moda, música, arte urbana, infância e multiculturalidade.
As inaugurações chegarão de dois em dois meses: depois de 19 de janeiro, há ciclos a 9 de março, 4 de maio, 29 de junho, 21 de setembro e, finalmente, a 9 de novembro.